Cotidiano

Fiéis conectados: rito da Semana Santa pode ser seguido em transmissões pela TV e internet

Uma das datas mais importantes do calendário católico, a Semana Santa contará com novo formato neste ano. Sem poder participar dos rituais em função do isolamento para evitar a disseminação do novo coronavírus, fiéis poderão acompanhar a transmissão dos ritos litúrgicos não apenas pela televisão, mas também por meio de transmissões na internet. A orientação […]

Danúbia Burema Publicado em 10/04/2020, às 07h30 - Atualizado às 15h45

Reprodução
Reprodução - Reprodução

Uma das datas mais importantes do calendário católico, a Semana Santa contará com novo formato neste ano. Sem poder participar dos rituais em função do isolamento para evitar a disseminação do novo coronavírus, fiéis poderão acompanhar a transmissão dos ritos litúrgicos não apenas pela televisão, mas também por meio de transmissões na internet.

A orientação foi repassada pela Arquidiocese de Campo Grande no final do mês de março, para que as paróquias transmitam as celebrações pelos meios de comunicação que estiverem ao seu alcance. Nesta Sexta-feira Santa, a oração terá um trecho especial em função do momento vivido:

“XI. Pelo atual flagelo (Covid-19) que a humanidade enfrenta: Oremos, irmãos e irmãs, a Deus Pai todo-poderoso, para que venha em auxílio da humanidade, neste particular momento que estamos enfrentando.Reza-se em silêncio. Depois o sacerdote diz: Deus eterno e todo poderoso, sois o Senhor da Vida, vinde em socorro de vossos filhos que suplicam o fim da atual pandemia. Socorrei os que se encontram hospitalizados, livrai-nos do contágio. Fortalecei as equipes médicas e auxiliares e as autoridades públicas e civis. Iluminai a inteligência dos cientistas que buscam soluções. Acolhei no Vosso Reino os que foram vitimados e socorrei a humanidade que espera, sem demora, o fim deste flagelo. Por Cristo, nosso Senhor”.

Ainda nesta sexta-feira (10), às 15h, terá início a tradicional celebração da Paixão de Cristo. Aos fiéis, a orientação é para que nesta 6ª, coloquem um pano vermelho na cruz, acompanhem a leitura da Paixão (cf. Jo 18,1-19,42) e realizem a Oração Universal (preces) de modo espontâneo. Confira o Facebook de algumas das paróquias que terão programação especial:

Porém, para aquelas que não conseguiram, a Arquidiocese destaca que é possível acompanhar pela TV Imaculada e pelo Facebook a transmissão das celebrações da Igreja Catedral, que serão presididas pelo Arcebispo nos seguintes horários: Sábado Santo: Vigília Pascal às 19h e Domingo da Ressurreição: Santa Missa às 9h.

Convocação

Para o domingo de Páscoa, às 13h, a Arquidiocese convocou os fiéis também a levantarem uma prece de consagração a Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América Latina. “Convido você e sua família a nos acompanhar pela TV Imaculada ou pelas redes sociais. Na Páscoa celebramos a vitória da vida sobre a morte. Nossa querida mamãe do céu, que sempre esteve ao lado do seu filho, foi a primeira a colher os frutos plenos de sua ressurreição. Ela nos há de acompanhar por esses caminhos tão difíceis que temos de trilhar”, afirmou o arcebispo da Capital, Dom Dimas Barbosa, em vídeo divulgado na quinta-feira (9). Confira:

Jornal Midiamax