Pular para o conteúdo
Cotidiano

Fica longe! Sabe como uma só pessoa contaminou mais de 50 em cidade de MS com surto de coronavírus?

Após estudar e analisar a teia de contaminação da Covid-19, o novo coronavírus, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) informou nesta quinta-feira (14) que uma só pessoa contaminou outras 51 em Guia Lopes da Laguna, município distante 231 quilômetros de Campo Grande. A cidade tem 52 casos confirmados, com o primeiro teste positivo em […]
Arquivo -

Após estudar e analisar a teia de contaminação da , o novo , a SES (Secretaria de Estado de Saúde) informou nesta quinta-feira (14) que uma só pessoa contaminou outras 51 em , município distante 231 quilômetros de .

A cidade tem 52 casos confirmados, com o primeiro teste positivo em 5 de maio em um frigorífico, que fechou após a notificação. Em menos de 10 dias, se tornou a cidade de com a maior incidência de casos: mais de 525 por 100 mil habitantes. Segundo a SES, ‘muito provavelmente’ está entre as dez cidades brasileiras com incidência mais alta da doença.

72h após a primeira confirmação, a cidade já tinha 12 casos positivos, surto que preocupa a Secretaria estadual por conta da contaminação e de leitos, que seguem sob controle. O município faz parte da macrorregião de Campo Grande e casos graves serão encaminhados à Capital.

Risco na roda de tereré

O principal meio de contaminação, segundo o secretário da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Marcelo Gonçalves, foi o compartilhamento do mesmo copo e filtro de tereré com alguém que já estava infectado. “Agora não é mais só funcionário do frigorífico, pela investigação que nós fizemos aqui, a maioria dos funcionários que se contaminaram foi por meio do tereré”.

O secretário fez uma recomendação para as pessoas que desejam continuar tomando o tereré. “A minha recomendação é de que você realmente não utilize tereré com outras pessoas, é claro que isso é algo cultural nosso, mas tenha o seu tereré e não divida ele com outras pessoas nesse momento”.

Segundo ele, não há dúvidas de que a tradição cultural é uma fonte de contaminação na cidade. “Dá para ver que ainda vai crescer cada vez mais e infelizmente fugiu do controle”, lamentou.

Primeira cidade em lockdown em MS

Com o número crescente de casos, a cidade decretou lockdown no último dia 7, tornando-se a primeira cidade do Estado a decretar a medida de “fechamento geral”: as pessoas foram liberadas a saírem de casa 2 vezes por semana, conforme seu mês de nascimento, apenas para realizar serviços essenciais –definidos pela administração municipal.

A circulação na cidade foi restrita, com o decreto de fechamento sendo alterado para excluir as BRs 267 e 060 do alcance da medida, por serem rodovias federais.

A contagem de casos por 100 mil habitantes é praxe adotada pelas autoridades de Saúde para delimitar o universo de doentes em uma determinada comunidade.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Justiça Federal manda soltar suspeito de tráfico de drogas preso em operação em Ivinhema

Rose Modesto vanessa gestão br-163 carne

‘Cabe procurar outros parceiros’, propõe Rinaldo após frigoríficos de MS ‘romperem’ com Trump

moreninhas

VÍDEO: Incêndio visto a distância assusta moradores das Moreninhas

Sophie Charlotte ‘surta’ com figurantes durante gravações de Três Graças, diz colunista

Notícias mais lidas agora

MS procura novos mercados para romper impacto da exportação de carne aos EUA, avalia Acrissul

campo grande cidade de cobras

Cidade de cobras, como Campo Grande lida com tanto veneno?

MP recorre para condenar Carlos Assis por contrato superfaturado durante gestão de Reinaldo

Casal foi retirado de UPA após flagrante de uso de drogas, diz Sesau

Últimas Notícias

Polícia

Esposa encontra marido sem vida em MS

Esposa ouviu um disparo de arma de fogo e encontrou o marido morto

Brasil

Haddad: 90% do decreto do IOF é incontroverso

Impasse está nas operações de risco sacado, segundo o ministro

MidiaMAIS

Leve a ‘amiga’: Bioparque convoca população para celebrar o dia da cobra

Visitantes interessados podem tocar na pele das cobras e participar de outras atividades

Polícia

Operação no Paraguai ‘derruba’ centro de processamento de maconha destinada ao Brasil

Megaestrutura de produção de drogas funcionava em Cerro Corá