Pular para o conteúdo
Cotidiano

‘Estamos perdendo anciões’: Indígenas temem avanço do coronavírus em Campo Grande

Casos confirmados e mortes causadas em decorrência do coronavírus aumentaram em aldeias de Mato Grosso do Sul. Três indígenas morreram com suspeita da doença, nesta terça-feira (21). Com parentes na região, moradores da Aldeia Marçal de Souza, em Campo Grande, lamentam a morte de anciões, detentores da cultura e história indígena no Estado. O cacique […]
Arquivo -

Casos confirmados e mortes causadas em decorrência do coronavírus aumentaram em aldeias de . Três indígenas morreram com suspeita da doença, nesta terça-feira (21). Com parentes na região, moradores da Aldeia Marçal de Souza, em , lamentam a morte de anciões, detentores da cultura e história indígena no Estado.

O cacique Josias Jordão Ramires conta que a mãe dele está internada em estado grave com a suspeita da doença. Ela também estava na Aldeia Bananal, no distrito de Taunay, em , distante a 135 quilômetros da Capital, onde uma das vítimas fatais.

“Desde sexta-feira (17) ela está entubada, sedada, com febre. Ainda não saiu o resultado dos exames, mas é uma situação que preocupa demais. Ela é diabética e tem hipertensão. Ela foi há um mês cuidar da minha avó, que é de idade. Os casos aumentaram muito, estamos vulneráveis e não sabemos o que fazer para conter o vírus”, disse.

Sem visitas de agentes de saúde ou suporte do poder público, o líder também explica que uma das formas de manter os moradores informados é enviar vídeos através do WhatsApp sobre a doença e como se cuidar. “A gente tenta fazer o básico, pedindo para evitar , uso de e álcool em gel, mas precisamos que exames de testes rápidos sejam feitos. e não depois de confirmado.”

O filho do vice-cacique, Brayan Dias, 20 anos, disse que pessoas da aldeia foram ao velório das vítimas de coronavírus no interior, para se despedir. Ele ressalta que a maior parte dos indígenas trabalha informalmente e com atendimento ao público, aumentando as chances de contaminação.

“Em média, dentro de cada terreno moram duas famílias, se um pegar, todos pegam (Covid-19). Até o momento, não temos apoio. É triste porque estamos perdendo anciões, histórias, livros vivos, com a nossa cultura, raízes, ficando à deriva”, lamentou.

'Estamos perdendo anciões': Indígenas temem avanço do coronavírus em Campo Grande
Parte do grupo de risco, Izabel Barros teme risco da doença. (Foto: Leonardo França)

Fazendo parte do grupo de risco, a aposentada Izabel Barros,59, perdeu uma perna e a visão em consequência da diabetes. Ela conta que tenta se proteger, mas até assistência para a comorbidade está em falta.

“Minha prima da Aldeia de Limão Verde pegou (Covid-19), mas já está bem. Não somos acostumados a ficar assim, medo nós temos, me protejo para não contrair. Acho que somos esquecidos, nenhum ajuda. Já tentei atendimento na Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), e São Julião, nunca dão retorno, faz 5 anos. Na UBS (Unidade Básica de Saúde) Arnaldo Estevão não tem medicamento (para tratar diabetes)”, desabafa.

Lelimar Marques,30, diz que os familiares enfrentam dificuldades para ter acesso aos cuidados médicos, devido a distância. “Eu estou protegida, mas meu marido que vai para trabalho não, meu irmão que trabalha com entrega não. É muito triste, porque lá (Aquidauana), da aldeia até a cidade é 1h30 (com condução). Aqui não estamos longe, mas não estamos imunes de serem infectados”, finaliza.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhonete roubada em assalto com família rendida é encontrada abandonada em Ponta Porã

Vem aí! Anne Hathaway mostra caracterização para sequência de ‘O Diabo Veste Prada’

Alems lança edital para construção de novo plenário e bloco administrativo com 11 mil m²

Homem que ateou fogo em casa com a companheira e a filha dentro é preso

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

3 carros exclusivos que nem ganhando na Mega-Sena você poderia comprar

Últimas Notícias

Brasil

Moraes vê descumprimento de medidas e dá 24h para Bolsonaro se explicar sob risco de prisão

Ex-presidente concedeu entrevistas transmitidas em redes sociais nesta segunda-feira

Cotidiano

Congresso em MS debate uso da cannabis em tratamentos de doenças bucais

Evento destinado a comunidade odontológica começa nesta terça-feira, 22, com programação até sexta-feira, 25.

Trânsito

Motociclista que caiu ao passar em quebra-molas no Silvia Regina continua entubado na Santa Casa

O acidente ocorreu na madrugada do último sábado (19), por volta das 2h20 da madrugada

Brasil

‘Máxima humilhação’, diz Bolsonaro ao mostra tornozeleira após encontrar aliados

Manifestação ocorreu após reunião com deputados e senadores na Câmara dos Deputados nesta segunda-feira