Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mais três indígenas morrem em Aquidauana com suspeita de coronavírus

Três indígenas que já tinham outras comorbidades morreram nesta terça-feira (21) com suspeita de coronavírus (Covid-19) em Aquidauana, município distante 135 quilômetros de Campo Grande. A Secretaria Municipal de Saúde disse que já foram coletadas amostras, mas ainda aguarda resultado do exame feito pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul. As […]
Arquivo -

Três indígenas que já tinham outras comorbidades morreram nesta terça-feira (21) com suspeita de coronavírus (Covid-19) em , município distante 135 quilômetros de . A Secretaria Municipal de Saúde disse que já foram coletadas amostras, mas ainda aguarda resultado do exame feito pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul.

As vítimas residiam nas aldeias na região do distrito de Taunay. Paulo Francisco e Wilson Francisco moravam na aldeia Bananal e Loide Basílio era residente na aldeia Ipegue. Wilson faleceu em casa e os demais estavam internados no Hospital Regional de Aquidauana. Segundo Cláudia Franco Fernandes Souza, secretária de municipal de Saúde, o resultado dos exames deve sair nesta quarta-feira (22).

Ao todo, já são cinco mortes de indígenas, mas apenas duas confirmadas. “Na semana passada foram dois óbitos confirmados com coronavírus, com mais estes três que estão em investigação”, explicou. Ao Midiamax, moradores reclamaram de problemas no atendimento médico nas aldeias e alegaram que estão se sentindo abandonados.

Cláudia explicou que, no que cabe ao município, medidas têm sido adotadas, como fornecimento de equipamentos de higiene e auxílio na criança das barreiras sanitárias indígenas. A responsabilidade é dividida com a (Secretaria Especial de Saúde ). “A gente deu suporte com EPI’s, luva, avental, máscaras de proteção, máscaras de tecido, luvas, borrifadores, termômetro infravermelho e até um borrifador químico”, pontuou.

Conforme já noticiado pelo Midiamax, caciques das aldeias Bananal e Água Branca testaram positivo para coronavírus e precisaram ser internados no Hospital Regional de Aquidauana. Os líderes das comunidades indígenas apresentaram sintomas da doença após evento do Governo do Estado na região, que causou aglomeração. Em nota, a prefeitura informou que ampliará o suporte de saúde aos indígenas.

“Nas aldeias o vírus tem avançado rapidamente e o trabalho das nossas equipes de saúde está intenso tanto na cidade, quanto nas aldeias. Eles trabalham 24 horas por dia. Ampliamos as testagens da população na cidade e vamos ampliar nas aldeias. A Sesai é responsável pela saúde indígena, mas estão em situação caótica para atenderem sozinhos todas as aldeias com uma equipe pequena”, afirmou o prefeito Odilon Ribeiro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Histórico! PSG goleia a Inter e conquista sua primeira Champions League

Vídeo viral mostra carros ‘rampando’ quebra-molas em Campo Grande

Volta por cima e título inédito: PSG é o novo dono do futebol europeu

2ª Caminhada Todos por Elas reúne dezenas de mulheres no Parque das Nações Indígenas

Notícias mais lidas agora

MP rebate JBS e diz que constatou fedor em todas as vistorias no frigorífico: ‘cheiro intenso’

Polícia vai investigar demolição clandestina de imóvel histórico em Campo Grande

orla do aeroproto

‘Muro de metal’ esconderá observação do pôr do sol na Orla do Aeroporto de Campo Grande?

Loja do Shopping Campo Grande suspende atividades para consertar vazamento

Últimas Notícias

Esportes

São Paulo perde para o Bahia com brilho de Willian José e vê Rogério Ceni quebrar tabu

O São Paulo voltou a decepcionar no Campeonato Brasileiro, ao perder por 2 a 1 para o Bahia, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 11ª rodada. A derrota marcou o primeiro triunfo de Rogério Ceni sobre o clube que o consagrou, agora como técnico do time baiano. Com dois gols de Willian José, ex-atacante … Continued

Cotidiano

Portão cai sobre cabeça, Santa Casa dá alta e menina de 5 anos morre em Campo Grande

Família denuncia equipe médica da Santa Casa por descaso e omissão de socorro

Sem Categoria

Morre Ronald Fenty, pai de Rihanna, aos 70 anos

Ronald Fenty, pai da cantora Rihanna, faleceu aos 70 anos em Los Angeles após enfrentar uma doença, conforme noticiado pelo portal TMZ, neste sábado (31). A morte ocorreu no Centro Médico Cedars-Sinai, onde ele estava internado. Rihanna e seu irmão, Rajad Fenty, teriam sido vistos no hospital na quarta-feira (29), dia da morte. Apesar de … Continued

Le Blog Maria Antonia

Trança meio presa é tendência e Michelle Oliveira mostra o porquê

O penteado meio preso com trança é a escolha perfeita para quem busca um visual romântico, delicado e, ao mesmo tempo, cheio de personalidade. Ele combina a leveza dos fios soltos com a elegância da trança, criando um efeito sofisticado e atemporal — ideal para ocasiões especiais ou para dar um toque encantador ao dia … Continued