Pelas projeções da (Secretaria Municipal de Educação), que esta semana inaugurou um Ceim no Distrito de Vila Vargas,  as escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino) devem receber mais de 35 mil alunos  para o ano letivo que começa no próximo mês.

Segundo a Semed, este ano a educação infantil deve acolher 5,8 mil crianças que serão distribuídas nas 39 unidades municipais. Outras 2 mil serão oferecidas pelas entidades conveniadas. Além disso,  as 45 escolas de ensino fundamental devem contar com 28 mil alunos matriculados.

O secretário municipal de Educação, Upiran Jorge Gonçalves disse nesta terça-feira (28) que a central de matrícula está atendendo a todos de maneira que nenhuma criança fique fora das salas de aula por falta de vagas próximas as suas residências.

“No ato da pré-matrícula o pai tinha a opção de indicar as unidades escolares de preferência. Ocorre que alguns optaram por escolas longe do local onde residem e isso estaria causando transtornos. Quem estiver enfrentando este tipo de situação deve procurar a central de matrícula, pois a secretaria está promovendo ajustes, buscando a colocação de todos”, disse Upiran.

Upiran Gonçalves também disse que novas vagas foram abertas na rede municipal de ensino em para o ano letivo de 2020, por conta da transferência de alunos dos oitavo e nono anos para a rede estadual. A medida entretanto não agradou à comunidade escolar que desde o final do ano passado questionaram as mudanças adotadas.

As escolas estaduais que absorveram alunos da rede municipal são a Maria da Glória Muzzi Ferreira, no Jardim Água Boa; Tancredo Neves, no Parque das Nações; Reis Veloso, na Vila Matos/Aurora; Professor José Pereira Lins, no Jóquei Clube; e Celso Muller do Amaral, no Jardim Guanabara. Com isso, abriram-se vagas para os anos iniciais nas escolas municipais Neil Fioravanti (Caic), no Parque Nova Dourados; Álvaro Brandão, na Vila Industrial; Italívio Penzo, no Parque das Nações II; e Clarice Bastos Rosa, no Jardim Maracanã.