Pular para o conteúdo
Cotidiano

Equipamentos de combate a incêndio foram testados um dia antes de tragédia, diz Atacadão

No domingo, incêndio destruiu o Atacadão da avenida Duque de Caxias e imagens mostram brigadista segurando mangueira com água sem pressão
Arquivo -

O informou que os equipamentos de combate a foram testados um dia antes do fogo que destruiu a unidade da avenida Duque de Caxias, no domingo (13), em .

Em nota, a assessoria de imprensa da rede atacadista reforça que “toda a documentação da loja, assim como os equipamentos estavam em dia, de acordo com a legislação”.

Especialista ouvido pela reportagem do Jornal Midiamax avaliou imagens que mostram o início do combate às chamas e indicou que houve falha “só não sei se técnica ou humana”.

No caso dos equipamentos terem sido testados um dia antes do incêndio no Atacadão, a suspeita recai sobre a falha humana. Conforme o especialista, que é empresário no ramo de formação de brigadistas para empresas, o vídeo mostra um brigadista com a mangueira saindo água fraca, sem pressão. Isso ocorreu, segundo ele, porque a bomba de pressurização não foi acionada. Existe um botão ao lado do hidrante para acionar a pressão, porém “algum brigadista não conseguiu acionar essa botoeira, até mesmo por nervosismo, ou ela estava com defeito”.

incêndio no Atacadão

Questionada sobre a quantidade de brigadistas disponível no momento do incêndio, a assessoria do Atacadão limitou-se a informar que “no momento do incêndio, a loja contava com funcionários brigadistas, que atuaram imediatamente para conduzir a situação”.

Em relação a quando ocorreu o último treinamento ou simulação para manter a equipe de brigadistas preparada para uma situação assim, a empresa informou apenas que “equipe de brigadistas passa por um treinamento periódico”.

Polícia vai analisar câmeras de segurança

O delegado responsável pelas investigações do incêndio, Bruno Urban, informou na manhã desta terça-feira (15) que irá requisitar as imagens de câmeras de segurança. Assim, será possível analisar atitudes suspeitas que possam ajudar a elucidar o caso. “Não vamos pedir só a filmagem, mas sim todo o aparelhamento de gravação, analisaremos a conduta de algumas pessoas dentro do mercado, se há conduta suspeita de algum cidadão dentro da unidade”.

delegado investiga incêndio no Atacadão de Campo Grande

A perícia ainda não explorou toda a área, pois há focos de calor, pequenas explosões e risco de desabamento. Por isso, as equipes da Polícia Civil entram aos poucos, conforme os bombeiros vão liberando o acesso a algumas partes.

Em declaração à imprensa, o delegado não descartou hipótese alguma. “Não podemos descartar acidente como um curto-circuito ou incêndio criminoso”, declarou.

Tragédia poderia ter sido evitada

Então, conforme a opinião do especialista em brigadas empresariais, a tragédia poderia ter sido amenizada, caso a ação inicial dos brigadistas tivesse sido efetiva. “Pelas imagens, só havia uma linha de fogo, na gôndola. A chance de ter apagado o fogo ali era grande se tivesse sido acionado tudo corretamente. Assim, não teria tomado essa proporção”, avalia.

“Eu vi que o Atacadão informou que alguns brigadistas cuidavam da evacuação do local e fizeram isso muito bem feito, pois não houve feridos. Entretanto, a equipe tem que estar preparada para realizar as duas tarefas [evacuar e combater as chamas] simultaneamente”, concluiu.

incêndio no Atacadão
(Foto: Marcos Ermínio)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Últimas Notícias

Cotidiano

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

O fogo deixou uma área de vegetação completamente destruída

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Política

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

O debate aconteceu nesta terça-feira, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos

Política

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

O governador anunciou o edital do concurso com 400 vagas para a Polícia Civil será disponibilizado nesta quarta-feira