27Mato Grosso do Sul já ultrapassou os 1,3 mil casos confirmados de Covid-19, o novo , e pelo menos 20% dos moradores infectados são trabalhadores de frigoríficos, como em Guia Lopes da Laguna, Dourados e Bonito. O MPT (Ministério Público do Trabalho) já notificou as empresas a criarem medidas de biossegurança dentro dos setores para conter o avanço da contaminação pela doença, pois já são 243 funcionários contaminados.

Mas por que os frigoríficos se tornaram o epicentro da disseminação do coronavírus em MS? Dentre os fatores que poderem explicar o alto índice da contaminação são as características dos ambientes de trabalho em que os funcionários são submetidos.

De acordo com a médica infectologista Priscila Alexandrino, os ambientes são muito estreitos para comportar tantas pessoas ao mesmo tempo. Desta forma, a medida mínima de segurança, que é o distanciamento físico de pelo menos 1,5 metros, acaba não tendo.

Outro fator propício para a disseminação seria o ambiente frio dentro dos frigoríficos. Segundo Alexandrino, por ser um setor fechado e com pouca renovação de ar, o frio ainda proporciona uma resistência maior para a resistência do vírus. “Por ser um ambiente fechado e frio, com pessoas todas juntas, o vírus fica mais tempo viável no ambiente”, explicou a médica.

Ambiente propício

As indústrias e setores alimentícios de MS seguem funcionando normalmente durante a pandemia de coronavírus, pois de acordo com o Governo do Estado, isso poderia prejudicar o abastecimento do estado. Mas conforme o secretário de Governo Eduardo Correa Riedel disse em março, o setor segue sendo fiscalizado de perto pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

Definidas como serviços essenciais, indústrias que processam carne bovina, aves e suínos em geral, foram mantidos durante a quarentena. Devido à essa decisão, os frigoríficos foram notificados pelo MPT (Ministério Público do Trabalho) de MS a adota medidas de biossegurança aos funcionários e segundo o órgão público do estado, “as empresas adotaram medidas rigorosas contra o vírus”.

O Estado do passa pela mesma situação de MS, onde os casos de coronavírus tem se multiplicado dentro dos frigoríficos. No estado gaúcho, as empresas também foram notificadas pelo MPT e de acordo com levantamento, os ambientes de trabalho “são propícios” à disseminação da Covid-19.

Devido a “ambientes fechados, com baixa taxa de renovação de ar, baixas temperaturas, umidade e com diversos postos de trabalho sem o distanciamento mínimo de segurança (…) além da presença de diversos pontos de aglomeração de trabalhadores”. Há também um constante ruído do maquinário de refrigeração, o que faz com que as pessoas tenham de gritar para serem ouvidas, favorecendo o espalhamento de saliva no ar, uma das formas de disseminação do vírus.

Funcionários infectados

Em reportagem publicada nesta quinta-feira (28) pelo Midiamax, mostra que o número de pessoas infectadas dentro dos frigoríficos, coloca o setor na mira das autoridades sanitárias. Segundo informações MPT-MS, a unidade com maior número de casos é o Brasil Global Agroindustrial Ltda., em Guia Lopes da Laguna, com 109 contaminados. A cidade conta com 226 pacientes infectados segundo o boletim epidemiológico desta quinta-feira.

Em Dourados, a Seara Alimentos (JBS) conta com 96 trabalhadores com diagnóstico positivo para a doença e a BRF S.A tem 8 funcionários com coronavírus. A cidade conta com 220 casos confirmados. Já a Frigorífico Franca Comércio de Alimentos Ltda., em Bonito, apresentou 30 registros de infectados, entre as 44 confirmações de hoje.