, distante 325 quilômetros de Campo Grande, está no ranking nacional dos municípios com melhor acesso à saúde. Foram avaliadas cidades com mais de 80 mil habitantes.

O ranking de competitividade dos municípios, criado pelo Centro de Liderança Pública, avaliou outras 405 cidades espalhadas pelo Brasil. O intuito da pesquisa é gerar diagnósticos e direcionamentos para atuação dos lideres públicos municipais.

Para isso, são analisadas três dimensões: instituição, sociedade e economia. Além disso, são usados mais 12 pilares temáticos: sustentabilidade fiscal, funcionamento da máquina pública, acesso à saúde, qualidade da saúde, acesso à educação, qualidade da educação, segurança, saneamento e , inserção econômica, inovação e dinamismo econômico, capital humano e telecomunicações.

Avaliando o da população, a pesquisa usa o acesso a saúde como uma condição básica para conseguir um bom resultado. Para eles, a garantia de acesso à saúde está diretamente ligada à missão governamental de atender as necessidades da população.

“Nos municípios onde a população possui maior acesso aos serviços de saúde observa-se maior qualidade de vida. O que diretamente afeta a produtividade e a competitividade de um município”, diz o documento evidenciando o resultado da pesquisa.

E de acordo com a pesquisa, o município de Três Lagoas alcançou a terceira colocação e em cobertura vacinal a cidade conseguiu a primeira colocação e nota máxima,100. No ponto “cobertura de atenção básica”, ficou em 58ª lugar e nota 99 e “atendimento pré-” ficou em 103ª , com a nota 82,08.