Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em período crítico para araras, moradores podem até ajudá-las em certas ocasiões

Após o resgate de uma arara-canindé que ficou presa em meio a linhas de pipa na manhã desta terça-feira (14), o Instituto Arara Azul deu dicas para os moradores que se depararem com as aves no quintal de casa ou na rua. O período entre novembro de janeiro é quando as “araras juvenis” saem do […]
Arquivo -
Arara ficou quatro horas presa em linhas de pipa. (Foto: Marcos Ermínio
Arara ficou quatro horas presa em linhas de pipa. (Foto: Marcos Ermínio

Após o resgate de uma arara-canindé que ficou presa em meio a linhas de pipa na manhã desta terça-feira (14), o Instituto Arara Azul deu dicas para os moradores que se depararem com as aves no quintal de casa ou na rua. O período entre novembro de janeiro é quando as “araras juvenis” saem do ninho para aprenderem a voar.

Conforme a coordenadora e criadora do instituto, Neiva Guedes, a equipe tem trabalhado duro desde novembro promovendo o resgate das ararinhas no perímetro urbano de .

“Esse é o período que elas saem dos ninhos e como estão aprendendo a voar, elas esbarram em muros, árvores e na rede elétrica. É importante que quando um morador perceber uma arara caída, ela prenda os animais domésticos naquele momento e tente colocar em um lugar mais alto possível o filhote [de arara]”, disse Neiva ao Jornal Midiamax.

O ideal, conforme a coordenadora, é que o morador não pegue a ave com as mãos, mas sim com um galho de árvore resistente ou um cabo de vassoura. Feito isso, a arara deve ser elevada até uma árvore e ela mesma se deslocará para o galho. Novamente no alto, o morador permite que o animal continue sendo alimentado pelos pais até que consiga “se virar” sozinho.

Quando o morador tentar fazer essa manobra, mas a ararinha não se mover, é porque ela pode ter sido ferida na queda. Diante desta situação, é importante acionar a PMA (Polícia Militar Ambiental) ou o Instituto Arara Azul.

“Quando o bicho está imóvel é porque ele realmente está machucado e é porque ele não está bem. Neste caso, a pessoa deve ligar para nós ou a PMA imediatamente”, afirmou. Neste período de aprendizado para as araras, o Instituto tem recebido, em média, uma ligação por dia para socorrer, mas teve dias, segundo Neiva, que equipe chegou a se deslocar três vezes pela cidade para atender solicitações.

“Recentemente teve um caso que uma arara caiu na piscina de uma casa e os moradores só viram depois. Quando chegamos para socorrer, ela infelizmente havia morrido afogada”, relatou Guedes.

A população quando ver um filhote machucado, deve acionar a PMA no telefone (67) 3318-6700 ou o Instituto Arara Azul no (67) 3222-1205. A organização pode ser contatada através das no (aqui) ou no Facebook (aqui).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

Últimas Notícias

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio

Política

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano