Pular para o conteúdo
Cotidiano

Arara fica mais de 4h presa por linha de pipa, sensibiliza moradores e mobiliza resgate

O resgate de uma arara-canindé presa por uma linha de pipa em árvore nesta terça-feira (14) mobilizou Bombeiros, biólogos e moradores no Parque do Lageado, em Campo Grande. Ela ficou pendurada por mais de quatro horas e sensibilizou a vizinhança, que acompanhou ansiosa pela soltura do animal. Foi o morador Edson dos Santos quem acompanhou […]
Arquivo -

O resgate de uma arara-canindé presa por uma linha de pipa em árvore nesta terça-feira (14) mobilizou Bombeiros, biólogos e moradores no Parque do Lageado, em . Ela ficou pendurada por mais de quatro horas e sensibilizou a vizinhança, que acompanhou ansiosa pela soltura do animal.

Arara fica mais de 4h presa por linha de pipa, sensibiliza moradores e mobiliza resgate
Moradores acompanharam resgate. (Foto: Marcos Ermínio)

Foi o morador Edson dos Santos quem acompanhou a saga da arara para se desvencilhar os fios que a mantiveram enroscada na árvore por horas. Ele conta que os moradores tentaram, mas ninguém conseguiu alcança-la, já que a árvore era alta demais. Além da vizinhança, três araras também estavam ao redor, quando acompanhavam o resgate da ‘parceira’ do grupo de perto.

Edson explica que muitas crianças soltam pipa no bairro, ainda mais em janeiro, quando todas estão de férias. Ele chamou o , que recebeu a chamada em caráter de urgência, já que a arara estava presa há horas.

Para garantir a segurança da ‘bichinha’, os Bombeiros preferiram cortar o galho, leva-lo ao chão e só assim soltar a arara-canindé. Caso tentassem soltá-la na árvore, ela ficaria agitada e poderia até cair. O resgate durou sete minutos e foi considerado um sucesso. Confira:

A bióloga do Instituto Arara Azul, Larissa Tinoco, também acompanhou o resgate de perto após ser chamada pelos moradores do bairro. Ela ressalta que a ação dos Bombeiros foi fundamental, já que a árvore era muito alta. Mesmo pendurada por horas, a arara saiu praticamente ilesa: sem lesão nas asas. Só algumas penas foram danificadas, mas a arara poderá voar normalmente.

Depois de desenroscar a arara da linha de pipa, os biólogos levaram o animal para uma outra árvore, para que pudesse descansar depois de tanto desespero e estresse. “Por ser uma arara juvenil, temos que deixá-la em um lugar alto porque ela ainda está aprendendo a voar”.

Após ser solta em outra árvore, a arara preferiu ficar parada para descansar. “Ela cansou muito por ficar pendurada. Ela precisa descansar na árvore, que é um lugar alto, seguro e longe de riscos de ataque de outros animais, como cachorro”, conta a bióloga.

Arara fica mais de 4h presa por linha de pipa, sensibiliza moradores e mobiliza resgate
Bombeiros resgataram ave em poucos minutos. (Foto: Marcos Ermínio)

A especialista ressalta que é muito comum que as pessoas encontrem araras no chão. Larissa afirma que isso se deve à época do ano, quando as araras juvenis saem dos ninhos para aprender a voar.

“Quando as encontram no chão, acham que estão machucadas, mas elas só estão aprendendo a voar. Alguns ligam para a PMA (Polícia Militar Ambiental) ou levam para o (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), mas não há necessidade”, diz. Larissa frisa que é comum que as araras andem torto ou de forma desengonçada, já que elas ainda são jovens e estão aprendendo.

Um sinal de que a arara realmente está machucada é quando ela mal consegue se mexer ou quando está se arrastando, devido a asas ou garras quebradas. Se for o caso, o Instituto disponibiliza o telefone para contato: 67 3322-1205.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Justiça manda prender novamente réu por envolvimento na disputa do jogo do bicho em MS

João Fonseca estreia em competição canadense contra rival do quali

Eduardo Bolsonaro critica Nikolas por ser ‘pouco ativo’ em busca por punições dos EUA ao Brasil

Consórcio Guaicurus briga com prefeitura para manter 98 ônibus velhos nas ruas

Notícias mais lidas agora

Facção mandou matar jovem em Campo Grande porque perdeu revólver, aponta investigação

legendarios arcebispo

Católicos reagem a aviso sobre Legendários: confira 4 pontos de conflito com Igreja

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

Sentiu aí? Preço do café cai pela primeira vez em um ano e meio

Últimas Notícias

Mundo

EUA preparam nova declaração legal para justificar tarifa ao Brasil, diz agência

Cenário de negociações é delicado visto que os atuais presidentes têm divergências políticas

Cotidiano

Em Mato Grosso do Sul, 55 cidades estão sob perigo potencial para baixa umidade do ar

A umidade relativa do ar varia entre 30% e 20% em Mato Grosso do Sul

Esportes

Messi é punido de jogo importante do Inter Miami após ausência no MLS All-Star Games

Equipe do time deve comprovar razões médicas para que Messi se ausentasse no All-Star Games, o que não foi feito

Mundo

Confronto entre Tailândia e Camboja chega ao 2º dia e 60 mil se retiram de zonas de fronteira

Conflitos começaram no final de maio na fronteira entre os países