A nova edição do decreto que oficializa as novas medidas para conter o avanço do coronavírus em foi publicado em edição extra do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) nesta segunda-feira (14). A partir de agora, eventos e reuniões poderão ter limite de até 80 pessoas.

De acordo com o decreto, ficam proibidos festas, eventos e reuniões de qualquer natureza acima de 40% da capacidade de cada local, com exceção de eventos coorporativos ou religiosos (no caso de casamentos). Ficou limitado o máximo de 80 pessoas, inclusive eventos esportivos e campeonatos.

Ou seja, o limite de 40% de ocupação dos espaços menores segue válido desde que o número de pessoas presentes nos eventos não ultrapasse 80. O decreto também deixa restrito o compartilhamento de objetos, inclusive narguilés e tereré.

Assim como adiantado após reunião da prefeitura com representantes do (Ministério Público de ), o passe livre dos idosos voltará a ser ativado após uma semana suspenso. No entanto, poderá ser usado apenas das 9h às 16h, fora do horário de pico.  O passe dos estudantes segue suspenso, sem previsão para ser liberado.

Mais cedo, a CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) e a Abrasel solicitaram toque de recolher a partir das 23h e o MPMS pediu que fosse baixado o início a partir das 21h, no entanto, ficou definido que a medida segue entre às 22h e 5h, sem alterações.

A reunião entre a Prefeitura Municipal, MPMS, CDL, , entre outros participantes, deve acontecer a cada 7 dias para que medidas sejam revisadas ou ajustadas.

Confira o texto atualizado do decreto:

Em novo texto, decreto limita eventos e reuniões para até 80 pessoas em Campo Grande

Restrição em MS

Para cidades que já tinham um toque de recolher, a situação não deve mudar. O toque de recolher estadual busca impor uma restrição na circulação em todas as cidades, já que muitas ainda não tinham tomado uma medida para controle do .

Há cidades com toque de recolher mais rígido, é o caso de Dois Irmãos do Buriti, que foi classificado com risco extremo de transmissão da Covid-19. Na cidade, localizada a 117 km de Campo Grande, começa às 20 horas. Em casos como este, em que o toque de recolher começa mais cedo, prevalece o horário estabelecido no decreto municipal.

O número de casos de coronavírus voltou a crescer em Mato Grosso do Sul. Boletim divulgado no domingo (13) pelo governo do Estado mostrou que o número de casos confirmados da doença chegou a 113.298 em MS, com 1.931 mortes.