Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em nova onda da pandemia, internações de crianças por coronavírus crescem 85% em MS

MS registrou aumento de 85% nas internações de crianças na faixa etária de zero a nove anos, mais de 4,2 mil pequenos já foram infectados por coronavírus.
Arquivo -

Inicialmente consideradas como ‘mais fortes’ ao coronavírus, cada vez mais crianças são infectadas pelo vírus em . Nesta nova onda da doença, nos últimos dois meses, o Estado registrou aumento de 85% nas internações de pacientes na faixa etária de 0 a 9 anos.

Foram comparadas as internações de casos confirmados de coronavírus em crianças, contabilizadas em 17 de outubro e 17 de dezembro. Os dados são disponibilizados pela SES (Secretaria de Estado de Saúde). Então, no período analisado, outubro registrou sete internações de pacientes infantis.

Já neste mês, foram 13 crianças internadas em todo o MS. Delas, sete estão registradas como menor de um ano de idade, três com 6 anos, uma com 7, uma com 8 e uma com 9 anos. Por fim, três são do sexo feminino e dez são registrados como masculino.

Ao Jornal Midiamax, o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, afirmou que até agora o Estado possui leitos suficientes para os pacientes da ala infantil. “Nós temos número de leitos suficientes para atender crianças no Estado, se for necessário”.

Assim, explicou que “até o momento não tivemos a taxa de leitos clínicos pediátricos tão importantes. Porque a doença, em crianças, ela se apresenta num quadro menos severo”.

Aumento de infecções

Nos últimos três meses, MS indicou aumento de 69% das infecções em crianças com menos de um ano. Isto porquê em 17 outubro haviam 376 crianças infectadas dessa faixa etária. Atualmente, o número de casos confirmados com essa idade é de 639.

Além disto, o Estado também registrou crescimento de infecções entre 1 e 9 anos de idade. Em outubro eram 2.480 crianças dessa faixa etária com coronavírus. Agora são 3.608 casos confirmados.

Então, Resende lembrou que muitas vezes as crianças não sentem os sintomas da doença. “Às vezes a criança passa [pela doença] assintomática, ela pode adquirir e não ter sintomas nenhum”.

Com isso, o secretário disse que nem a família percebe que a criança foi infectada. Contudo, Resende afirma que “quando tem caso dentro da família em uma pessoa adulta, a gente recomenda que todos eles façam um monitoramento”.

Crianças vítimas do coronavírus

Na última quinta-feira (17), MS registrou a terceira morte infantil de coronavírus. Uma menina de nove anos morreu por complicações da doença em , a 359 km de Campo Grande. Além dela, já foram registradas de crianças de cinco e oito anos.

A morte da criança aconteceu na última terça-feira (15). Mas foi registrada no boletim epidemiológico apenas nesta quinta-feira. A menina tinha comorbidades, como asma e uma doença neurológica crônica.

No dia 28 de outubro, o estado registrou a primeira morte de uma criança em decorrência do coronavírus. A vítima foi um menino de cinco anos, que teve o diagnóstico positivo para a doença. Assim, o menino de cinco anos era de Ponta Porã e chegou a ser atendido em Dourados. Segundo informações divulgadas pela secretaria, o menino era autista e tinha comorbidades, como asma e .

Por fim, a segunda morte de criança causada por coronavírus no Estado foi registrada em novembro.  A vítima foi uma menina de oito anos, da cidade de , a 70 km de Campo Grande. A menina era portadora de Insuficiência Renal Crônica.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

PRF e CCR MSVia reforçam segurança na BR-163 durante a EXPOAGRO 2025

Homem é encontrado morto em rodoanel de Ponta Porã

Após deixar a Record, Luiz Bacci assina contrato com emissora rival; saiba qual

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Opção para quem ainda não garantiu presente, floricultura vende cestas para o Dia das Mães no centro

Últimas Notícias

Sem Categoria

Jojo Todynho sofre ‘apagão’ e é hospitalizada às pressas no Rio de Janeiro

Jojo Todynho precisou de atendimento médico às pressas após sofrer um mau-súbito que causou um apagão; saiba detalhes do quadro

Trânsito

Motorista perde controle e colide com poste após aquaplanagem em avenida de Campo Grande

O carro teria aquaplanado devido ao acúmulo de água após as chuvas registradas durante a madrugada

Cotidiano

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

Após 12 anos desde o início da obra da radioterapia, é a primeira vez que ela realmente pode sair do papel

Especial

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

Filhos de mães narcisistas contam como passam o Dia das Mães, data considerada ‘sagrada’ mundo afora