Testes em massa apontam que mais de 1 mil funcionários de frigoríficos da e BRF em foram contaminados pelo novo coronavírus (Covid-19). Os dados são do MPT-MS (Ministério Público do Trabalho em ).

Com o surto da doença nas unidades frigoríficas, cresce também o receio das suspensões de importações por parte da . No último sábado (04), o país asiático desabilitou dois frigoríficos no Rio Grande do Sul – um da JBS e um da BRF. Em todo o país, seis unidades de frigoríficos brasileiros foram impedidas de exportar para a China em meio à preocupações crescentes com os milhares de casos de Covid-19 entre trabalhadores de matadouros no país.

Conforme o documento, somente em uma unidade de suínos da JBS 26% dos testes processados deram positivo. Logo, dos 4.134 testes realizados, foram 1.075 confirmados para a doença e 2.518 negativados. Então, na unidade da JBS, 750 são moradores em Dourados – município com mais de 3 mil casos da doença, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (06).

Já na planta de aves da BRF, foram 85 trabalhadores confirmados com Covid-19. Assim, a unidade é responsável por empregar 1.500 pessoas. No local, 219 funcionários foram afastados, sendo 169 por pertencerem ao grupo de risco.

das importações

Em meio ao avanço da do coronavírus no Brasil, a publicação da autoridade aduaneira chinesa não informa o motivo para a suspensão.

Em nota, o MAPA (, Pecuária e Abastecimento) informou ao Jornal Midiamax que já enviou às autoridades chinesas todas as informações solicitadas a respeito das unidades afetadas pela suspensão.

Conforme a nota, o MAPA vai solicitar a retirada da suspensão, visto que as plantas frigoríficas cumprem todos os requisitos sanitários acordados entre os dois países.

Procurada pela reportagem, a assessoria da JBS não se pronunciou sobre o assunto.