O “ConciliaZap”, canal criado pela 1ª Vara do Trabalho de Dourados para formalizar acordos trabalhistas por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp, já garantiu o pagamento de R$ 108 mil aos trabalhadores de uma empresa multinacional do ramo alimentício. Desde que foi criado, no dia 13 de abril, nove acordos foram fechados.

Segundo  o juiz do trabalho João Cândido, o projeto de conciliação virtual implantado na 1ª Vara do Trabalho de Dourados tem como objetivo minimizar o impacto produzido pela suspensão das atividades presenciais, sem desrespeitar as medidas de distanciamento social recomendadas pelas autoridades de saúde e vigilância sanitária, indispensáveis para evitar o avanço da epidemia do novo coronavírus.

“Estabeleci contato, por telefone, com os advogados de três grandes empresas, que estão entre as maiores demandadas na Justiça do Trabalho de Dourados. Apenas uma delas, através de sua advogada, recebeu com entusiasmo a iniciativa. Então, uma relação com todos os processos que ainda não haviam sido julgados foi a ela fornecida”, relata o magistrado.

Segundo ele, após alguns dias, a empresa começou a protocolizar propostas de acordo em diversos processos e o servidor Ricardo Tunin, por sua vez, através do aplicativo WhatsApp, passou a estabelecer contato com advogados dos trabalhadores tão logo essas propostas eram formalizadas. “Os advogados de trabalhadores também receberam de forma muito positiva o projeto”, comemora o magistrado.

O projeto foi idealizado no início de abril pelo servidor da unidade, Ricardo Tunin, e teve o respaldo dos juízes João Candido e Denilson Lima de Souza, titular da 1ª Vara do Trabalho de Dourados.Qualquer empresa ou advogado que tenha processos em curso na 1ª Vara do Trabalho de Dourados pode participar do projeto de conciliação virtual.

Para fazer conciliações virtuais, basta entrar em contato através dos seguintes números de WhatsApp: (67) 98408-2071, (67) 98466-6959 e (67) 99603-4777. O horário de funcionamento do ConciliaZap é das 10h às 17h, de segunda a sexta-feira.