Colocada na lista de 59 municípios de em alerta vermelho (grau alto) por conta da de coronavírus, –a 456 km de Campo Grande– iniciou nesta segunda-feira (20) o sistema de para o funcionalismo municipal. O trabalho remoto deve ser mantido, pelo menos, até domingo (26).

Além dessa medida, o município também proibiu o consumo de bebidas alcoólicas nos estabelecimentos comerciais e limitou a capacidade de público de tais locais a 40% do total.

As medidas foram decretadas na sexta-feira (17) e seguem as recomendações do programa Prosseguir, do Governo do Estado, que monitora a situação da pandemia de Covid-19 para recomendar às prefeituras medidas mais brandas ou severas para conter o avanço da doença.

Conforme a assessoria da Prefeitura de Aparecida do Taboado, o Prosseguir recomendou a suspensão de serviços presenciais considerados não essenciais na administração municipal. Os servidores devem estar à disposição do município em suas casas, das 7h às 14h de segunda a sexta-feira, sendo proibido exercer quaisquer atividades fora de casa que não sejam relacionadas aos cargos que ocupam.

Ficou a critério de cada secretário a autorização do trabalho remoto, cabendo aos chefes de pasta fiscalizar os servidores. Nos próximos dias, o atendimento presencial ao público estará suspenso, sendo substituídos pela modalidade eletrônica, via telefone ou site –agendamentos para atendimento presencial estão autorizados.

Além do trabalho remoto, decreto do Executivo também vetou o consumo de bebidas alcoólicas em estabelecimentos comerciais, como conveniências, bares, lanchonetes e espaços e locais públicos, até 2 de agosto. Todos os locais com atendimento ao público devem limitar sua lotação a 40% da capacidade e seguir as demais medidas de biossegurança em vigor.

Em caso de descumprimento, os estabelecimentos poderão ser interditados por períodos de 3 a 7 dias ou ter o alvará de funcionamento e localização (na terceira ocorrência). A fim de fazer cumprir as normas, efetivo da Polícia Militar de Paranaíba foi cedido para auxiliar na fiscalização.

Aparecida do Taboado registrou 2 das 228 mortes por Covid-19 no Estado. A cidade registrou até agora 65 casos positivos da doença (a taxa de incidência é de 252,5 casos por 100 mil habitantes). No Estado, são 16.637 infectados.