Entre sexta-feira (15) e domingo (17), a Prefeitura de Campo Grande recebeu 697 ligações no telefone 153, da Guarda Municipal, utilizado para relatar irregularidades que pedem fiscalização –neste momento, com ênfase nos decretos municipais de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19). Foram feitas orientações a 342 pessoas nas ruas para que fossem para casa e 61 estabelecimentos comerciais foram orientados a fecharem as portas.

Os números ocorreram em um fim de semana no qual a própria população começou a agir para que medidas como o toque de recolher e o distanciamento social, ferramentas usadas para evitar a circulação de pessoas –e, consequentemente, de possíveis portadores do coronavírus–, passassem a ser seguidas. O “baile do corona”, no Portal Caiobá, foi um dos locais fiscalizados e que teve as atividades suspensas.

A força-tarefa conta, além da Guarda, com equipes da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana) e Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública). As fiscalizações chegaram às 7 regiões urbanas da cidade.

Postos de combustíveis, campos de futebol, bares e salões de festas foram fiscalizados. Na sexta-feira, 17 estabelecimentos comerciais foram orientados a fecharem as portas; número que subiu para 24 no sábado (16) e recuou a 20 no domingo.

Dentre os locais vistoriados, conforme explicou a assessoria da prefeitura, houve autuação de estabelecimento por realizar apresentação musical foram do que prevê a legislação –os decretos contra a pandemia liberaram apenas apresentações de voz e violão. Outro local estava com o alvará de localização e funcionamento vencido.

A flutuação do volume de notificações nos três dias também foi sentida no total de ligações para o 153: 187 na sexta, 280 no sábado e 230 no domingo, totalizando 697. Sábado também foi o dia de mais abordagens a pessoas nas ruas: 189, contra 90 no dia anterior e 66 no domingo.

Já o total de veículos abordados foi de 148 –53 na sexta, 50 sábado e 45 domingo.