Já pode ser notado nesta terça-feira (17) a queda no fluxo de atendimento e a rotina nos de , devido à preocupação em evitar aglomeração, que pode facilitar o contágio do novo coronavírus (Covid-19). O serviço, que é essencial para registro de documentos, não está suspenso ou teve alteração no horário de funcionamento.

O tabelião substituo do 2° Ofício, Cartório Donini, Claudnei de Oliveira de Sá, explica que ontem (16) o atendimento foi incomum comparado aos outros dias. Além disso, o tabelião está orientando assistente sociais para fazer o registro de nascimento de recém-nascidos na maternidade para evitar que os pais e o bebê vão até o local.

“Geralmente, em uma segunda-feira o cartório é bem cheio, mas hoje foi bem vazio. Nós estamos fazendo todas as recomendações, inclusive, se o idoso ou criança que estiverem tossindo, pode solicitar que seja atendido lá fora. Redobramos os cuidados na limpeza e os funcionários estão com o álcool em gel próximo. Temos no estoque cerca de 10 litros de álcool em gel e devido ao fluxo, sabemos que pode acabar rápido. Por isso pedimos a população que seja mais consciente neste momento”, explicou.

Já no 3º Serviço Notarial, Cartório Ayache, a queda no fluxo já era esperada, segundo o tabelião substituto Heldson Martins. São 42 funcionários na unidade, todos usando máscara descartável e um vidro de álcool em gel está disponível ao lado do totem de senha.

Pandemia reduz atendimentos e muda rotina em cartórios de Campo Grande
Álcool em gel disponível ao lado do totem de senha. (Foto: Leonardo França)

“Nós já imaginávamos que iria diminuir o número de pessoas. Geralmente, neste horário de fim de tarde está bem cheio, têm pessoas esperando em pé para ser atendido, no estacionamento não tem , na rua também não. Hoje está parecendo aqueles dias que fazem ponte de feriado”, relata.

Conforme o presidente da Anoreg-MS (Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso do Sul) e tabelião, Ely Ayache, os cartórios já estão tomando medidas preventivas e orientando os campo-grandenses para redobrar os cuidados.

“Está tendo uma redução natural de atendimento, bem como estamos orientando a população usar os cartórios. Não houve mudança nos horários porque somos um serviço essencial para a população. Estamos tomando medidas para que as pessoas não se aglomerem em horário de pico, para que as pessoas que fazem parte do não vão até o cartório. até fazer atendimento domiciliar nesses casos, a pessoa pode ligar e solicitar uma visita, ou até resolver por e-mail, e que a pessoa vá até lá apenas para assinar”, explica.

Dentre as recomendações da associação: ir ao cartório apenas se estiver saudável; evitar horários de grande fluxo, por exemplo, no horário de almoço; levar sua própria caneta para evitar compartilhar objetos; entrar em contato com o cartório previamente por telefone ou e-mail; agendar horário; verificar se a unidade tem disponibilidade para retirar o documento posteriormente; ser compreensivo e colaborar com o atual momento de crise de saúde.