Dourados enfrentou problema para habilitar leitos de UTI, afirma Geraldo
Afirmação partiu do secretário de Estado de Saúde, que disse ter atuado para abrir vagas de UTI no Hospital da Vida.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, revelou neste domingo (21) que a Prefeitura de Dourados –a 233 km de Campo Grande– enfrentou problemas para a habilitação de 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) a serem usados para pacientes de coronavírus. As vagas foram colocadas à disposição neste fim de semana.
Em live nas redes sociais na qual comunicou que o Estado passou de 5 mil casos de coronavírus e totaliza 47 mortes, Geraldo informou que a SES (Secretaria de Estado de Saúde) “foi em socorro” da cidade.
“O município, que tinha responsabilidade em por leitos de UTI, habilitou-os para o Hospital da Vida, mas não havia conseguido com que acontecesse. Esses leitos não estavam à disposição da população”, relatou. “Fizemos um esforço de guerra, levamos 5 ventiladores pulmonares e monitores e, neste fim de semana, a direção do Hospital da Vida está colocando leitos de UTI à disposição de Dourados”.
Após a intervenção, a abertura dos leitos teria sido imediata, segundo o secretário. A medida ainda seguiu cobrança do Ministério Público Estadual, uma vez que, reiterou Geraldo, a cidade já teria recebido recursos adiantados referentes a 3 meses, em parcela única –praxe do SUS (Sistema Único de Saúde) durante a pandemia– para a abertura das vagas.
Geraldo também informou que a Saúde douradense recebeu um novo quantitativo de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), “que não se havia adquirido por dificuldades que sabemos que há as compras, porque há demanda enorme no país”.
Dourados é o atual epicentro do coronavírus em Mato Grosso do Sul. Até este domingo, o município registrou 1.807 casos da doença e 11 óbitos.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Homem é enganado, cai em golpe e acaba perdendo R$ 1 mil no Jardim Campo Nobre
Autor disse que a chave PIX era “muito difícil de digitar” e fez uma transferência muito acima do valor combinado com a vítima
Queda de Assad na Síria cortou linha de suprimentos essencial do Irã, diz Hezbollah
O Hezbollah perdeu sua rota de suprimento mais importante do Irã através da Síria, disse o chefe da milícia libanesa, Naim Qassem. Esta é a primeira vez que o grupo militante reconheceu publicamente como a queda do regime de Bashar al-Assad na Síria prejudicou a capacidade do grupo de se rearmar, após uma dura campanha…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.