O diretor titular do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira de Regime Semiaberto, Adiel Rodrigues Barbosa, e o chefe de segurança da unidade foram confirmados com (Covid-19).

Familiares de internos procuraram a reportagem do Jornal Midiamax para demonstrar preocupação com a situação, visto que os servidores têm contato com os presos e servidores.

Conforme nota da Agepen (Agência Estadual de Administração Penitenciária) informou que os dois estão afastados. Também, todos os funcionários da unidade que tiveram contato com eles foram encaminhados para teste.

E, os internos que apresentam sintomas, segundo a Agepen, ficam em e são testados. O órgão afirma que a unidade da gameleira adotou vários protocolos de segurança. Por exemplo, o túnel de desinfecção na entrada do presídio, aferição da temperatura na entrada do presídio, além do uso de máscara aos servidores.

Então, o último boletim da Agepen foi divulgado na sexta-feira (24) e mostra que são 166 casos confirmados de Covid-19 no sistema prisional do Estado. Entre eles, 30 são servidores, 127 são presos e outros 9 são monitorados por .

Alerta

Na quinta-feira (23), o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) alertou sobre o aumento acentuado de casos em Mato Grosso do Sul.

Em sete dias, o número de detentos infectados pelo novo coronavírus mais que dobrou, saltando de 60 no dia 17 de julho para 127 no dia 24.

Por outro lado, o número de servidores não teve muita alteração, subindo de 27 no primeiro boletim para 30 neste mais recente.