Pular para o conteúdo
Cotidiano

CNJ alerta MS e outros dois estados sobre aumento de casos de Covid-19 nas prisões

O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) divulgou boletim semanal sobre contaminações e óbitos por Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, no sistema prisional e alertou sobre o aumento acentuado de casos em Mato Grosso do Sul. A entidade também citou os estados de Santa Catarina e Mato Grosso. Conforme os dados, 79 detentos de MS […]
Arquivo -

O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) divulgou boletim semanal sobre contaminações e óbitos por Covid-19, doença causada pelo novo , no e alertou sobre o aumento acentuado de casos em . A entidade também citou os estados de Santa Catarina e Mato Grosso.

Conforme os dados, 79 detentos de MS foram confirmados com a doença, sendo que mais da metade das contaminações ocorreu no período entre 13 e 20 de julho.

A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) começou a divulgar os boletins a partir de segunda-feira, com dados do dia 17, quando havia 60 presos infectados.

O número saltou para 79 no boletim mais recente, do dia 21. Ou seja, em quatro dias houve aumento de 19 casos, que corresponde a um acréscimo de 31%,6.

Essa semana, reportagem do Jornal Midiamax relatou denúncia de familiares de detentas do presídio feminino ‘Irmã Irma Zorzi’. Elas alegavam que várias detentas estavam com sintomas da Covid-19, mas não estavam sendo submetidas a testes para diagnosticar a doença.

Os estabelecimentos prisionais brasileiros registraram um crescimento de 99,3% nos casos de contaminação pelo novo coronavírus nos últimos 30 dias, contabilizando 13.778 ocorrências. O acompanhamento é uma iniciativa do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas do Conselho Nacional de Justiça (DMF/CNJ).

Medidas de contingência

Diante do crescimento no número de casos, foi anunciada nesta quarta-feira (22), a ampliação da estratégia de testagem molecular em detentos e servidores penitenciários.

Até o momento estavam sendo realizados apenas os testes rápidos, coletados por meio do sangue, o qual detecta o vírus a partir do oitavo dia de sintomas, além da triagem dos ingressos dos novos internos. Então, a partir de agora, serão ampliadas as estratégias de testagem, para o teste mais sensível – molecular.

Assim, para o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, a medida ajudará a evitar a disseminação do coronavírus nos presídios. “O objetivo da ampliação da testagem e as ações de isolamento é identificar precocemente os sintomáticos, testar em massa a população exposta, conseguir isolar os casos positivos dos demais internos para evitar a propagação do surto”, declarou.

O projeto começará com as coletas swab para testagem no Instituto Penal de .

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Mharya

Campo-grandense deixou MS há 10 anos para viver vitórias do jiu-jitsu nos EUA

Salários de julho dos servidores municipais de Dourados já estão disponíveis para saques

Em três dias, MS tem tempestades com 412,9 mil raios e queda de energia

ms pavimentação

Pavimentação de 17 km da MS-444 vai custar R$ 39,3 milhões

Notícias mais lidas agora

Tapete cobrindo corpo, câmeras de segurança: o que se sabe sobre morta jogada em vala pelo amante

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

carne

Tarifaço Trump: carne produzida em MS é vendida para mercado interno e outras exportações

renata saldanha campea do bbb 25 recebe premio

‘A surucucu voltou’: Lembra dela? Campeã do BBB 25 chora ao receber prêmio do programa ao som de louvor

Últimas Notícias

Cotidiano

Justiça absolve colombiana que usava carcaça de animais em obras de arte

Artesã foi denunciada por supostos crimes ambientais

Política

Réus por crimes graves podem ter que pagar indenização para vítimas e parentes

Projeto de lei tramita na Câmara dos Deputados e ainda passará por análise de duas comissões

Política

VÍDEO: comitiva brasileira entrega cartas mostrando o que EUA perde com tarifaço de Trump

Nelsinho chama tarifaço de 'perde-perde' e mostra como será a realidade dos Estados se a medida for realmente adotada

Polícia

Rodovias de Mato Grosso do Sul ocupam primeiro lugar no ranking de maiores apreensões de cocaína

Em duas rodovias do Estado foram apreendidas mais de 5 toneladas de cocaína