Pular para o conteúdo
Cotidiano

Determinação do Ibama não deve afetar combate a incêndios no Pantanal em MS, diz Prevfogo

Chegada da chuva já eliminou principais focos de incêndios em Mato Grosso do Sul e parte das equipes de outros estados vão retornar.
Arquivo -

A determinação do Ibama (Instituto Brasileiro do e dos Recursos Naturais) de interromper a atuação dos brigadistas em todo o país não deve afetar o combate a incêndios em , informou Alexandre Pereira, do Prevfogo/Ibama em MS.

Isso porque, segundo Pereira, os principais focos de incêndio já foram extintos no Estado. “Ela [decisão] nos afeta muito pouco, pois boa parte das equipes que estavam nos apoiando [brigadistas de estados do Nordeste] já haviam retornado e as outras que restaram vão seguir a programação planejada”, informou.

Ainda estão em atuação 50 bombeiros do Distrito Federal e 39 do Paraná, que virão na sexta-feira (23) para . No sábado, haverá uma solenidade de encerramento da Operação Pantanal II, com homenagem aos militares envolvidos.

“Determino o recolhimento de todas as Brigadas de Incêndio Florestal do IBAMA para as suas respectivas Bases de origem, a partir das 00:00H (zero hora) do dia 22 de outubro de 2020, onde deverão permanecer aguardando ordens para atuação operacional em campo”, diz o documento do órgão.

Chuvas e fim da estiagem

“Ainda existem alguns focos de incêndio, mas se confirmar essa sequência de chuvas que a prevê, aí sim a gente fica numa situação bem confortável, pois ainda está muito seca a vegetação”, explicou o comandante da Operação Pantanal, coronel Waldemir Moreira.

Determinação do Ibama não deve afetar combate a incêndios no Pantanal em MS, diz Prevfogo
Pior estiagem dos últimos anos favoreceu propagação de incêndios. (Foto: Divulgação)

Conforme dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), MS já registrou 1.904 focos de incêndio contra 3.097 no mês passado – o mais crítico do ano. E, em agosto, foram 2.508 casos.

Com isso, o estado chega a 11.541 pontos de incêndio em 2020. O número é 36% maior que o registrado no ano passado, quando foram 8.463 focos.

Quase extintos

Os incêndios em MS ainda não foram considerados extintos. Isso porque os bombeiros ainda combatem uma grande queimada no Parques Estadual do Pantanal do .

Por lá, a situação é complicada, pois é uma área de difícil acesso. “É uma área que não dá combate, não tem acesso. Mas as equipes estão monitorando e esperando o fogo chegar no acero. Como já melhorou a umidade, a velocidade de propagação das chamas é lenta, então dá para controlar melhor”, detalhou o coronel.

Determinação do Ibama não deve afetar combate a incêndios no Pantanal em MS, diz Prevfogo
Comparação com dados do Inpe mostra diminuição dos focos de queimada em outubro. (Imagem: Montagem Midiamax)

Consequências no Pantanal…

Boletim divulgado nessa terça-feira (20) pelo Lasa-UFRJ (Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais) do Departamento de Meteorologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, mostra que o fogo devastou 27% do Pantanal, sendo 1,8 milhão de hectares somente na parte sul-mato-grossense do bioma.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sinner derruba Alcaraz e vence Wimbledon pela primeira vez

joao gomes show em campo grande

Após dormir em aeroporto, João Gomes se pronuncia sobre show em Campo Grande: ‘primeiramente’

Lula assina MP com isenção para taxímetros e assiste filme nacional nesta segunda-feira, 14

luis henrique tapa em joao pedro

Final do Mundial tem confusão generalizada pós-jogo e tapa de Luis Enrique em João Pedro

Notícias mais lidas agora

operação turn off

Turn Off: Justiça cita prejuízo de R$ 12 milhões ao manter bens de ex-servidora bloqueados

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

Entregador

Jovem tem orelha dilacerada e artéria rompida após ataque de pit bulls no Jockey Club

Quais times estão confirmados no Mundial de Clubes de 2029? Veja lista

Últimas Notícias

Esportes

Seleção feminina de futebol oscila, mas vence Venezuela em estreia na Copa América

Longe de empolgar, a seleção brasileira feminina de futebol derrotou a Venezuela por 2 a 0, neste domingo, em sua estreia na Copa América. Em noite discreta de Marta, titular, o time de Arthur Elias criou pouco, apresentou falhas no meio-campo no Estádio Gonzalo Pozo Ripalda (Chillogallo), mas confirmou o favoritismo na altitude de 2.850 … Continued

Polícia

Motorista que afundou com carro no Rio Paraguai trabalhava em obra de Porto Murtinho

Corpo foi encontrado há aproximadamente 12 metros da margem e 6 metros de profundidade

Esportes

Corinthians desperdiça ‘caminhão’ de chances, leva gol no último lance e perde do Bragantino

Com o resultado, o Corinthians cai para a 11ª posição, com 16 pontos

MidiaMAIS

‘Queria ser a primeira, e fui’: fã faz loucura para ver João Gomes em Campo Grande

Show de João Gomes na Capital é realização de sonho para admiradores