O (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) pediu aos agentes de combate a incêndios que interrompessem a atuação a partir desta quinta-feira (22) em todo o Brasil, de acordo com a GloboNews.

A paralisação dos agentes acontece menos de um mês depois de Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente, alegar que as operações de combate ao na Amazônia e às queimadas no Pantanal seriam suspensas por bloqueio de verbas.

Na ocasião, Salles foi prontamente desautorizado por Hamilton , vice-presidente da República, que afirmou que o ministro se precipitou e negou o bloqueio de verbas.

Contudo, a emissora teve acesso a um documento que deixa claro a solicitação para que os agentes do Ibama interrompam suas ações.

“Determino o recolhimento de todas as Brigadas de Incêndio Florestal do IBAMA para as suas respectivas Bases de origem, a partir das 00:00H (zero hora) do dia 22 de outubro de 2020, onde deverão permanecer aguardando ordens para atuação operacional em campo”, diz o documento.

A paralisação dos agentes preocupa já que as queimadas na Amazônia e no Pantanal vêm batendo recorde atrás de recorde no ano de 2020.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o número de focos de incêndio registrados na Amazônia de janeiro a setembro deste ano foi o maior desde 2010.

Já no Pantanal, ainda de acordo com o Inpe, 14% do bioma foi destruído apenas em setembro, configurando outro recorde negativo causado pelo fogo no local desde que as medições se iniciaram em 2002.

(Com agências)