O HU-UFGD ( da Universidade Federal da Grande ) disponibilizou cinco novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para colaborar nos atendimentos a pacientes com e também, auxiliar demais pacientes que estejam com outras doenças. A medida acontece após uma reunião com o MPF-MS (Ministério Público Federal de Mato Grosso do Sul).

Na ocasião, o hospital comprometeu-se a oferecer treinamento a todos os médicos do hospital, possuindo condições para, que de forma temporária, prestar serviços na condição de plantonista na UTI. Os profissionais de saúde também servirá para colocar em funcionamento os novos equipamentos que foram disponibilizados.

Com a liberação dos cinco leitos, o HU passa a ter 19 leitos de UTI, onde 14 estão diretamente direcionados para atendimentos a paciente com e outros cinco para pessoas com outras doenças.

O procurador Luiz Eduardo de Souza Smaniotto foi o responsável pelo inquérito civil, instaurado em março para averiguar as medidas que foram adotadas pelo hospital para diagnóstico, isolamento, acompanhamento e tratamento de pacientes infectados pelos coronavírus. Na reunião que aconteceu na sede do MPF de Dourados, nesta terça-feira (30), 11 profissionais da saúde do HU estiveram presentes, além de uma advogada e um superintendente.