A Defensoria Pública de faz alerta sobre o aumento dos casos de violência contra a mulher durante o período de quarentena. De acordo com o órgão, as discussões familiares decorrentes do isolamento são frequentemente acompanhadas de violência contra as mulheres.

De fato, os números são altos. Durante os cinco primeiros dias de quarentena, de 20 a 25 de março, a Casa da Mulher Brasileira de informou que 43 boletins de ocorrência foram registrados. Por conta disso, as instalações seguem funcionando na normalidade, com todos os serviços.

“A Mulheres já reconheceu que é em contexto de emergência, como esse, que aumentam os riscos de violência contra mulheres, especialmente, a violência doméstica. Reforçamos que ficar em casa e se proteger da não pode significar mais violência contra a mulher”, afirma Thaís Dominato Silva, coordenadora do Nudem (Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem).

A Casa da Mulher Brasileira (Rua Brasília S/N, , próximo ao Aeroporto de Campo Grande) funciona por recomendação da ONU Mulheres. No local, para garantir atendimento às vítimas de violência doméstica, foram tomadas medidas preventivas, como disponibilização de álcool em gel e distanciamento entre as pessoas atendidas e funcionam recepção, atendimento psicossocial, alojamento de passagem, Patrulha Maria da Penha, Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e demais serviços estão à disposição.

Além dos serviços da Casa da Mulher Brasileira, a Defensoria Pública também disponibiliza telefones para atendimento de casos urgentes, de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, por meio do telefone (67) 3313-5835 ou do WhatApp (67) 99956-1872.

Casos de violência doméstica também podem ser denunciados gratuitamente pelo Disk 100 e pelo 190.