Cotidiano

Coronavírus: secretário confirma instalação de 5 leitos de UTI em Naviraí

SES pretende garantir que pacientes do Conesul façam tratamento na região, que soma 192 casos de Covid-19 e 3 mortes.

Humberto Marques Publicado em 28/06/2020, às 15h50

Cidade de Naviraí. (Foto: UFMS/Reprodução)
Cidade de Naviraí. (Foto: UFMS/Reprodução) - Cidade de Naviraí. (Foto: UFMS/Reprodução)

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, anunciou neste domingo (28) que Naviraí –a 366 km de Campo Grande– deve receber nos próximos dias mais 5 leitos de UTI para atender a pacientes do novo coronavírus (Covid-19). A intenção com a estrutura é evitar que a Saúde de Dourados, atual epicentro da doença no interior, receba pacientes do Conesul.

Geraldo lembrou que, no fim de semana, a JBS/Seara entregou 15 leitos de UTI a serem instalados no HUGD (Hospital Universitário da Grande Dourados), dentro de uma proposta de doação de 30 kits de terapia intensiva. Os leitos de Naviraí integram este pacote.

“Montando esses 5, teremos 10 leitos de UTI no Conesul, que tem como referência Naviraí, para evitar que os pacientes da região tenham de fazer tratamento, por regulação, em Dourados”, afirmou o secretário, durante live pela manhã que atualizou para 7.527 o total de infectados pelo novo coronavírus no Estado.

“É muito importante porque isso evita que [os pacientes] se dirijam a Dourados”, prosseguiu Geraldo. A microrregião de Dourados, hoje, lidera em número de casos de Covid-19 no Estado –apenas a segunda maior cidade do Estado concentra sozinha 2.454 casos, ou 32% de todos os infectados em Mato Grosso do Sul, e já tem cerca de 60% dos leitos de UTI do SUS ocupados.

A situação em Naviraí também começa a preocupar. A cidade polo do Conesul totalizou 100 casos de coronavírus neste domingo e, em 25 de junho, anunciou a primeira morte pela doença.

Também integram o Conesul os municípios de Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Juti, Mundo Novo e Japorã –esta a única a não registrar casos de Covid na região até aqui. Nas demais cidades, a doença surgiu recentemente ou já acumula dados consideráveis: são 92 casos divididos entre elas, sendo 49 em Mundo Novo, 26 em Itaquiraí, 8 em Iguatemi, 7 em Juti e 2 em Eldorado.

Itaquiraí e Iguatemi também registraram um óbito por Covid-19 cada.

Jornal Midiamax