Pular para o conteúdo
Cotidiano

Coronavírus no outono: chegada da estação preocupa sobre riscos de contrair doença

No dia 20 de março outono deu as caras em todo o Brasil. Além da estação ser conhecida pela beleza da queda das folhas das árvores, ela causa uma preocupação em relação à saúde: com a sua chegada, é comum o aumento do número de pessoas resfriadas ou com gripes. Essa informação desperta um alerta […]
Arquivo -

No dia 20 de março outono deu as caras em todo o . Além da estação ser conhecida pela beleza da queda das folhas das árvores, ela causa uma preocupação em relação à saúde: com a sua chegada, é comum o aumento do número de pessoas resfriadas ou com gripes. Essa informação desperta um alerta para a possível proliferação de , o novo .

Segundo a , o outono deve seguir o padrão esperado: chuvas no fim de março e tempo cada vez mais seco de abril e junho. Estudos preliminares apontam que o vírus se movimenta melhor no clima frio e seco, como tende a ser a estação em grande parte do País.

A médica infectologista, Márcia Dal Fabbro, explica que é possível evitar ficar doente nesta época do ano e que a mudança na temperatura não é a principal causa de gripes e resfriados. “É mito. Tanto os resfriados quanto as gripes são causadas por vírus, a mudança de tempo não influencia nisso”, alega.

Ainda segundo a infectologista, o vírus da gripe se propaga por meio do ar, aumentando o risco de se contrair. “Pessoas que estão com a virose podem eliminar secreções com espirros, tosses e, com isso, expelir gotículas e contaminar quem está em volta. Os ambientes ao redor, como corrimãos, mesas, em que a pessoa doente encosta, também podem passar o vírus”, diz.

A médica também chama atenção sobre ambientes fechados. “Quando há uma pessoa doente nesses ambientes, com ar condicionado ou aglomeração, a probabilidade da transmissão do vírus é muito maior pela proximidade com o outro”, explica.

E já que o clima seco vai se predominar nesse período do ano em Mato Grosso do Sul, se hidratar é fundamental, pois a água ajuda no tratamento da gripe. “Ela vai ajudar a eliminar secreções que acumulam com o processo inflamatório infeccioso”, afirma. Dal Fabro ainda aponta que manter o corpo agasalhado e aquecido, assim como pegar frio, sair de cabelo molhado, ou tomar sorvete não provocam gripe.

O que podemos concluir?

Ainda é preciso evitar aglomerações e contato com pessoas resfriadas e/ou gripadas, assim como higienizar tudo o que a as mãos podem tocar, pois o novo coronavírus segue o padrão da maioria das doenças respiratórias e com os mecanismos de defesa do corpo enfraquecidos existe maior circulação de vírus e resfriados. Com o Covid-19 não seria diferente.

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Polícia Militar prende dupla em flagrante após furto de motocicleta e iPhone

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Corinthians joga mal e perde para o Mirassol em duelo com cavadinha errada de Memphis

Últimas Notícias

Esportes

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Com um gol salvador de Aíssa nos acréscimos da primeira etapa, o Galo fez história e avançou para a segunda fase pela primeira vem sua história

Polícia

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Na residência foram apreendidas três armas de fogo que seriam de posse do homem que acabou morto

Esportes

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Flamengo reassumiu de forma provisória a liderança do Campeonato Brasileiro, mas pode ser ultrapassado pelo Palmeiras no domingo

Brasil

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Arquiteto Igor Sousa havia desaparecido na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi encontrado próximo às Ilhas Cagarras na manhã deste sábado (10)