Pular para o conteúdo
Cotidiano

Coronavírus no outono: chegada da estação preocupa sobre riscos de contrair doença

No dia 20 de março outono deu as caras em todo o Brasil. Além da estação ser conhecida pela beleza da queda das folhas das árvores, ela causa uma preocupação em relação à saúde: com a sua chegada, é comum o aumento do número de pessoas resfriadas ou com gripes. Essa informação desperta um alerta […]
Arquivo -

No dia 20 de março outono deu as caras em todo o Brasil. Além da estação ser conhecida pela beleza da queda das folhas das árvores, ela causa uma preocupação em relação à saúde: com a sua chegada, é comum o aumento do número de pessoas resfriadas ou com gripes. Essa informação desperta um alerta para a possível proliferação de Covid-19, o novo Coronavírus.

Segundo a , o outono deve seguir o padrão esperado: chuvas no fim de março e tempo cada vez mais seco de abril e junho. Estudos preliminares apontam que o vírus se movimenta melhor no clima frio e seco, como tende a ser a estação em grande parte do País.

A médica infectologista, Márcia Dal Fabbro, explica que é possível evitar ficar doente nesta época do ano e que a mudança na temperatura não é a principal causa de gripes e resfriados. “É mito. Tanto os resfriados quanto as gripes são causadas por vírus, a mudança de tempo não influencia nisso”, alega.

Ainda segundo a infectologista, o vírus da se propaga por meio do ar, aumentando o risco de se contrair. “Pessoas que estão com a virose podem eliminar secreções com espirros, tosses e, com isso, expelir gotículas e contaminar quem está em volta. Os ambientes ao redor, como corrimãos, mesas, em que a pessoa doente encosta, também podem passar o vírus”, diz.

A médica também chama atenção sobre ambientes fechados. “Quando há uma pessoa doente nesses ambientes, com ar condicionado ou aglomeração, a probabilidade da transmissão do vírus é muito maior pela proximidade com o outro”, explica.

E já que o clima seco vai se predominar nesse período do ano em , se hidratar é fundamental, pois a água ajuda no tratamento da gripe. “Ela vai ajudar a eliminar secreções que acumulam com o processo inflamatório infeccioso”, afirma. Dal Fabro ainda aponta que manter o corpo agasalhado e aquecido, assim como pegar frio, sair de cabelo molhado, ou tomar sorvete não provocam gripe.

O que podemos concluir?

Ainda é preciso evitar aglomerações e contato com pessoas resfriadas e/ou gripadas, assim como higienizar tudo o que a as mãos podem tocar, pois o novo coronavírus segue o padrão da maioria das doenças respiratórias e com os mecanismos de defesa do corpo enfraquecidos existe maior circulação de vírus e resfriados. Com o Covid-19 não seria diferente.

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem morre após camionete capotar na MS-040

Pelo menos 73 palestinos morrem após ataque em ponto de distribuição de alimentos na Faixa de Gaza

Marido de influencer que voltou dos EUA para ação solidária sofre acidente com motosserra

Deu um “baile”: Touro de quase 1 tonelada cai em piscina de casa em Camapuã

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Prefeitura de Aparecida do Taboado reajustou contrato focado em estrutura para eventos. (Saul Schramm, Subcom)

Com aditivo, estrutura para eventos custará mais de R$ 1 milhão a Aparecida do Taboado

Últimas Notícias

Mundo

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Vítima usava corrente de 9 kg no pescoço e quem fazia o exame era esposa dele

Esportes

Cruzeiro vence Juventude por 4 a 0 e continua na liderança isolada do Brasileirão

Juventude permanece na zona de rebaixamento com apenas 11 pontos

Esportes

Sem ganhar há oito jogos, Vitória vence o Bragantino e escapa da zona do rebaixamento

O resultado jogou o Santos para a zona de rebaixamento

Polícia

Em perseguição policial, motorista sem CNH atropela e mata gato no Bairro Tiradentes

'Fiquei com receio de ser mandado de prisão', disse condutor que responde por tráfico de drogas