Pular para o conteúdo
Cotidiano

Coronavírus não assusta: MS e Campo Grande têm o 2º pior isolamento social do Brasil

Dados de terça-feira mantiveram Estado e a cidade entre as piores taxas do país no momento em que a pandemia de coronavírus avança.
Arquivo -

Os alertas vindos das autoridades de Saúde de e de Campo Grande nos últimos dias sobre o avanço do não foram suficientes e, mais uma vez, tanto Estado como a Capital fecharam a terça-feira (7) com as segundas piores taxas de isolamento social do Brasil.

Os dados foram divulgados pela consultoria In Loco, a partir da movimentação do sinal de telefones celulares.

Mato Grosso do Sul fechou a terça-feira com taxa de isolamento de 36,36%, melhor apenas que Tocantins (34,3%) e cerca de três pontos percentuais abaixo da média nacional (39,1%). O foi o Estado que mais aderiu à tática de controle da Covid-19, com taxa de 46,19%.

Entre as capitais, Campo Grande também ficou na segunda pior marca nacional, com 35,43%. Palmas (TO) anotou 34,06%; enquanto Porto Alegre (RS) chegou a 50,04%.

Mato Grosso do Sul e Campo Grande vinham na contramão do país até meados de maio: enquanto casos de coronavírus transformavam a Saúde Pública de grandes cidades em um caos, o território sul-mato-grossense aparentava uma situação sob controle, com baixa ocupação hospitalar e taxa de letalidade inferior a 1%.

O cenário começou a mudar em junho e, neste mês, mudou completamente no Estado. Em Campo Grande, o Hospital Regional, referência para a Covid-19, atenderá apenas pacientes com a doença e já se encontra com a capacidade de internação exaurida.

A prefeitura anunciou acordos com hospitais particulares e outras entidades filantrópicas para abrir leitos, principalmente, de terapia intensiva a fim de dar vazão à alta demanda de internações.

Para evitar tal cenário, as autoridades de Saúde de Mato Grosso do Sul vinham apostando no isolamento social, tática considerada a mais eficiente para frear o avanço da Covid-19 (contra a qual não há um tratamento totalmente comprovado ou mesmo vacina). Sem sair de casa, a pessoa tanto deixa de passar o coronavírus adiante como, em caso de não portar o vírus, reduz as chances de contágio.

Contudo, para o isolamento social ser eficiente, as autoridades consideram que as taxas de adesão devem ser superiores a 60% –admitindo recentemente percentuais acima de 50%.

Quatro municípios de MS atingem isolamento social de até 50%

No Estado, quatro municípios atingiram a marca de manter pelo menos metade da população em casa: Aral Moreira (52%), Japorã (51,6%), Tacuru (51,5%) e Figueirão (50%). Por outro lado, , Sete Quedas e Anaurilândia marcaram percentuais inferiores a 30% –respectivamente, 21,7%, 26,7% e 28,6%.

O índice de Campo Grande foi o 17º pior entre os municípios do Estado, uma das piores marcas desde o início da pandemia. O baixo recolhimento social foi um dos fatores que levaram o prefeito Marquinhos Trad (PSD) a recuar o início do toque de recolher para as 20h (evitando aglomerações em bares e similares à noite) e reduzir a 40% a capacidade de ocupação em comércios, academias e igrejas (antes em 60%).

Segundo município em volume de casos no Estado, ocupa a 45ª posição entre as taxas de isolamento social das cidades sul-mato-grossenses (39,3%). A prefeita Delia Razuk (PTB) baixou normativa fechando academias e bares por 10 dias para conter a pandemia.

Até a manhã desta terça-feira, o Estado totalizava 11.063 casos positivos de coronavírus, com 134 óbitos –foram 6 nas últimas 24 horas, 4 deles em Campo Grande. Apenas nos 7 primeiros dias de julho, a doença matou 45 pessoas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Justiça vai tentar acordo sobre construção em área que moradores querem posto de saúde

vander iof

‘Independente e tem autonomia’, avalia Vander Loubet sobre voto divergente de Fux no STF

Nelson Cintra (Henrique Arakaki

Nelson Cintra é multado pelo TCE-MS por irregularidade em transporte escolar

China busca relações saudáveis com EUA e esquiva-se de comentar tema das compras de petróleo

Notícias mais lidas agora

Bebê

Laudo aponta que bebê morreu asfixiada ao ser estuprada pelo pai em MS

icone da mpb ms ao vivo parque das nações palco

Vai lotar? Próxima atração do MS ao Vivo promete agradar amantes da MPB

Fux diverge de Moraes e vota contra medidas cautelares a Bolsonaro

tromper vanda camilo licitações

Chega ao STJ pedido para revogar tornozeleira de ex-chefe de licitações alvo de três esquemas de corrupção

Últimas Notícias

Cotidiano

Conferência Municipal de Políticas para Mulheres acontece nesta quinta-feira em Campo Grande

Interessadas em acompanhar os debates devem fazer a inscrição no evento gratuitamente

Mundo

VÍDEO: Pessoas são arrastadas durante passagem de tufão na China

Após chegar na costeira, o Tufão Whipa enfraqueceu e se tornou uma tempestade severa

Emprego e Concurso

Concurso do TCE-MS: definido membro para comissão de concurso com salário até R$ 41,8 mil

Inscrições começam nesta quarta-feira (23)

Sem Categoria

Corumbá terá Dia D da vacinação contra o sarampo neste sábado

A ação será realizada em sete unidades da ESF, além de um drive-thru do ginásio poliesportivo