Coronavírus: Governo decreta situação de emergência e pedirá à ALMS estado de calamidade
Em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (19), o governador Reinaldo Azambuja anunciou que vai decretar situação de emergência por conta do novo coronavírus, o Covid-19. Além disso, encaminhará um decreto legislativo pedindo a implantação de estado de calamidade pública. Azambuja explicou que o decreto sairá oficialmente nesta sexta-feira (20) em publicação no DOE (Diá…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (19), o governador Reinaldo Azambuja anunciou que vai decretar situação de emergência por conta do novo coronavírus, o Covid-19. Além disso, encaminhará um decreto legislativo pedindo a implantação de estado de calamidade pública.
Azambuja explicou que o decreto sairá oficialmente nesta sexta-feira (20) em publicação no DOE (Diário Oficial do Estado). O decreto legislativo será entregue a ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) também nesta sexta, mas dependerá de avaliação dos deputados estaduais para implantar o estado de calamidade pública.
Com o decreto, abre-se a possibilidade para que o Estado descumpra algumas regras da responsabilidade fiscal, tenha flexibilização dos gastos e poderá assim, ampliar os recursos na compra de utensílios e medicamentos, além de permitir a contratação de profissionais na área da saúde.
“Esse decreto faz uma flexibilização, se a assembleia assim aprovar, de algumas metas fiscais que poderão ser descumpridas por Mato Grosso do Sul. Se nós não tivermos um decreto desse que nos ampare, teremos enormes responsabilidades e podemos até criar problemas maiores para o povo sul-mato-grossense. Estamos enviando para a assembleia para que eles nos autorizem o decreto de calamidade para que a gente possa ter tranquilidade”, afirmou Reinaldo Azambuja.
O governador ainda declarou que o momento é de luta contra a doença e pede para que as pessoas permaneçam em casa, evitando aglomerações que ajudaria na propagação do coronavírus. “Momento agora é de preservar vidas, nós temos que fazer todo o esforço conjunto, de manter o maior número de pessoas dentro das residências. Evitar o maior número de circulações de pessoas que possam estar indo e vindo”.
Coronavírus em MS
Nesta quinta-feira (19), a SES (Secretaria de Estado de Saúde) divulgou o boletim epidemiológico atualizando o número de casos confirmados que subiu para 9. Ainda de acordo com a secretaria, há 39 casos suspeitos em MS e as notificações da doença saltaram de 147 para 171 em 24 horas.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
MS é alvo de operação que prende 28 integrantes de ‘grupo de extermínio’ que filmava execuções
As cidades de Campo Grande e Cassilândia foram alvos da 3ª fase da Operação Pax nesta quarta-feira (11)
MS registra mais de 16 mil casos de dengue em 2024
Foram confirmados 32 casos de óbito em decorrência da dengue
Como Escolher a Empresa Ideal para Realizar o Laudo de SPDA: Um Guia Completo
O Laudo de SPDA é um documento essencial para garantir a segurança de instalações contra descargas atmosféricas, ou seja, contra os raios. Ele é necessário para verificar e certificar que o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) de uma edificação está em conformidade com as normas vigentes, como a NBR 5419. Com isso, é…
Homem sofre infarto enquanto corria em esteira de academia no bairro São Francisco
Vítima foi reanimada por equipe do Samu
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.