Pular para o conteúdo
Cotidiano

Consórcio Guaicurus tem até esta quarta para compensar demissões em proposta ao MPT

Termina nesta quarta-feira (12) o prazo para o Consórcio Guaicurus apresentar ao MPT-MS (Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso do Sul) proposta compensatória a 157 funcionários demitidos em massa pelas empresas de transporte coletivo durante a pandemia do coronavírus. A apresentação da proposta foi acordada em audiência de mediação na sexta-feira (7) com representantes […]
Arquivo -

Termina nesta quarta-feira (12) o prazo para o Consórcio Guaicurus apresentar ao MPT-MS (Ministério Público do Trabalho de ) proposta compensatória a 157 funcionários demitidos em massa pelas empresas de transporte coletivo durante a do .

A apresentação da proposta foi acordada em audiência de mediação na sexta-feira (7) com representantes das empresas, o STTCU (Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo Urbano) e MPT. Ficou estabelecido que o Consórcio Guaicurus iria manter algum benefício a esses funcionários desligados.

O MPT estabeleceu que o Consórcio deveria considerar a proposta de manter o plano de saúde até a data base da categoria, em novembro de 2020. E, manter o benefício do uso do transporte coletivo de forma gratuita até a data.

O diretor financeiro do STTCU, William Alves, informou que o sindicato ainda não recebeu a proposta compensatória, uma vez que ficou decidido que as decisões passariam pelo sindicato.

Caso a proposta não seja enviada no prazo estabelecido em audiência, o Consórcio Guaicurus será notificado e uma nova data será marcada.

Conforme William, o Consórcio Guaicurus ficou de entregar até esta quarta-feira as RCT (Rescisão  de Contrato de Trabalho) desses 157 trabalhadores demitidos para passar por análise do STTCU.  “Eles têm que apresentar as cópias da RCT para verificarmos as verbas de cada um, se está tudo correto”, informou William, acrescentando que se houver alguma irregularidade, providências jurídicas serão tomadas.

Demissões

Ao todo, desde o início da pandemia, mais de 300 empregados foram demitidos pelo Consórcio Guaicurus, apesar de lucro anual de R$ 12 milhões.

Os desligamentos acontecem depois de duas semanas em que os motoristas do transporte público realizaram paralisação de duas horas no dia 20 de julho para discutir ajuste na legislação municipal. Na ocasião, os motoristas acusaram as empresas de transporte coletivo de pressionarem o STTCU como forma de forçar a prefeitura e Agetran (Agência Municipal de Trânsito) a revogar a Lei 6.481/20, de 14 de julho de 2020.

A lei 6.481, sancionada pelo prefeito Marquinhos Trad, trata-se da alteração dos itens do Sistema Municipal de Transporte. Ela permite também, a aplicação de multa por eventual descumprimento de regras pelo Consórcio Guaicurus, não sendo mais necessário a anuência das empresas de ônibus.

Ainda segundo a lei, outra previsão é multa de forma remota por parte da Agetran, que consegue monitorar rotas e viagens em tempo real.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Carro ocupado por quatro pessoas cai de ponte em Bonito; ninguém ficou ferido

Ciclista de Campo Grande fica em 27º lugar em competição com 3 mil atletas

bolsa família

Beneficiários do Bolsa Família começam a ser pagos a partir desta sexta-feira

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Governador de MS vai para Ásia em busca de parcerias comerciais

Últimas Notícias

Polícia

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos

Política

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Frigoríficos de MS tomaram a decisão porque os produtos enviados a partir de agora chegariam após o início da taxa de 50%

Polícia

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

A mãe do adolescente confirmou que o marido agredia o filho

Polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Testemunhas relataram à reportagem que a PM e a GCM foram acionadas para a unidade e encaminharam o homem para a delegacia