Conselho Universitário da UFMS aprova envio de nova tríplice de eleição para reitoria

Após a desconsideração da escolha da comunidade acadêmica na eleição da nova reitoria, o Conselho Universitário aprovou, nesta quinta-feira (30), a nova lista tríplice com a nomeação para reitoria e vice-reitoria da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Em nota, a universidade informou que o conselho é o órgão máximo da unidade, e […]
| 30/07/2020
- 21:11
Conselho Universitário da UFMS aprova envio de nova tríplice de eleição para reitoria
(Foto: Marcos Ermínio) - (Foto: Marcos Ermínio)

Após a desconsideração da escolha da comunidade acadêmica na eleição da nova reitoria, o Conselho Universitário aprovou, nesta quinta-feira (30), a nova lista tríplice com a para reitoria e vice-reitoria da UFMS ( Federal de Mato Grosso do Sul).

Em nota, a universidade informou que o conselho é o órgão máximo da unidade, e respeita a decisão do Colégio Eleitoral, e que o processo transcorreu na legalidade de acordo com regras e normas da mesma. A lista tríplice será enviada ao MEC (), para nomeação dos cargos vigentes de 2021 a 2024.

A votação foi composta para reitoria Marcelo Augusto Santos Turine, com 55,95% dos votos, Lincoln Carlos Silva de Oliveira, com 20,24% e Elizabeth Maria Azevedo Bilange, com 18,45%. A lista tríplice para vice-reitor tem a seguinte composição: os professores Camila Celeste Brandão Ferreira Ítavo, com 72,89% dos votos válidos; José Antonio Menoni, com 19,88%, e Lucilene Machado Garcia Arf, com 4,22%.

A eleição foi marcada por polêmica, a chapa 5, por Lídia Maria Lopes Rodrigues Ribas, que ficou em terceiro lugar na votação, foi retirada da lista, e devem ingressar com ação na Justiça um mandado de segurança e tutela cautelar. Esta é a primeira vez em 41 anos de votação que Colégio Eleitoral muda a escolha feita pela comunidade acadêmica na eleição.

Veja também

O pequeno Rafael, de 5 anos, necessita de um ventilador mecânico para sair do Hospital...

Últimas notícias