Com a confirmação do primeiro caso de coronavírus no Brasil e com a investigação de um caso suspeito em MS, alguns hábitos do sul-mato-grossenses podem colocar a saúde em risco. Diante do perigo do novo vírus, o Ministro da Saúde , recomendou o fim das tradicionais rodas de tereré. O hábito de fumar narguilé também se torna um risco.

Em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (26), Mandetta confirmou o primeiro caso do novo coronavírus no Brasil e ainda alertou sobre o hábito de compartilhar bomba ao tomar tereré ou chimarrão. “Aquilo dali é um instrumento de compartilhamento e passagem de substâncias orais. É um vírus salivar”.

Em Mato Grosso do Sul, é comum a formação das rodas de tereré. Amigos se reúnem para conversar e a bomba do tereré passa de boca em boca. A tradição que parecia inofensiva, deve estra com dias contados diante do risco da transmissão do vírus que já matou 2,7 mil pessoas só na .

O hábito de fumar narguilé também se torna um risco. Em , os lounges são muito comuns, onde um grupo de pessoas se reúne para fumar e, assim como no caso do tereré, o bocal é passado de boca em boca.

A médica infectologista Priscilla Alexandrino disse em entrevista ao Jornal Midiamax que é importante evitar compartilhar objetos de uso pessoal, como a bomba de tereré e o bocal do narguilé. Talheres, pratos, copos e garrafas também devem ser individuais.

Outros hábitos simples ajudam na prevenção da transmissão do coronavírus, como lavar as mãos, utilizar álcool gel, cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir e não tocar na mucosa dos olhos. Confira as recomendações da especialista.

Caso em investigação em MS

O secretário de estado de Saúde de MS, Geraldo Resende, confirmou ao Jornal Midiamax nesta quarta-feira (26) que a SES (Secretaria de Estado de Saúde) investiga caso suspeito do novo coronavírus (CoVid-19) em Ponta Porã. O Lacen (Laboratório Central) está responsável pelo exame que pode comprovar o diagnóstico.

O paciente, que não teve identificação e nem origem informadas, teria vindo da China e chegado a Ponta Porã com sintomas gripais e estaria internado no Hospital Regional de Ponta Porã em isolamento. Se os exames acusarem a doença, este será o segundo caso confirmado do novo coronavírus no Brasil.

Caso confirmado em SP

O ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta confirmou nesta quarta-feira (26) o primeiro caso do coronavírus no Brasil. O paciente, de 61 anos, esteve recentemente na Itália. De acordo com o ministério, no atendimento ao caso, o hospital adotou todas as medidas preventivas para transmissão por gotículas, coletou amostras e realizou testes para vírus respiratórios comuns e o exame específico, conforme preconizado pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

(Colaboraram Guilherme Cavalcante e Ana Palma)