Pular para o conteúdo
Cotidiano

Coronavírus: Caso suspeito na fronteira de MS é de jovem de 24 anos que passou pela China

O paciente com suspeita de novo coronavírus (CoVid-19) em Ponta Porã é um jovem de 24 anos, com histórico de viagem de 14 dias à Tailândia, com voo de conexão em Pequim na ida e na Alemanha na volta na Alemanha. Segundo nota oficial da SES (Secretaria de Estado de Saúde), o paciente desembarcou no […]
Arquivo -

O paciente com suspeita de novo coronavírus (CoVid-19) em Ponta Porã é um jovem de 24 anos, com histórico de viagem de 14 dias à Tailândia, com voo de conexão em Pequim na ida e na na volta na Alemanha. Segundo nota oficial da SES (Secretaria de Estado de Saúde), o paciente desembarcou no aeroporto de Guarulhos e veio de carro até o município de Ponta Porã.

O jovem está em isolamento no Hospital Regional de Ponta Porã desde a terça-feira (25) e apresenta febre, coriza e dor de garganta. O caso é acompanhado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da CIEVS (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde), que já teria deslocado uma equipe para a cidade.

Ao dar entrada no hospital, foi realizada a coleta de amostras biologicas, posteriormente encaminhados ao Lacen (Laboratório Central), em , para análise laboratorial de CoVID-19, Influenza e outros vírus respiratórios.

Conforme apurado pela reportagem, o protocolo preventivo da SES, que inclui o isolamento do paciente, está sendo executado. Ainda na terça-feira, a SES emitiu nota técnica com as ações a serem adotadas em caso de surgimento de pessoas com os sintomas da doença e de como proceder com a coleta de amostras para exames, direcionada aos “79 municípios e também a todos os serviços de saúde públicos e privados”, traz a comunicação da secretaria”.

Caso o exame acuse positivo para CoVid-19, este será o segundo caso confirmado do novo coronavírus no Brasil. Apesar da confirmação da SES, durante a coletiva do Ministério da Saúde acerca do CoVid-19 nesta quarta-feira, o caso suspeito em MS não foi mencionado pelo ministro Luiz Henrique Mandetta.

Confira a nota da SES na íntegra:

Secretaria Estadual de Saúde de (SES-MS) informa que foi notificada na noite desta terça-feira (25.02), através do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), de um possível caso suspeito no Estado para o novo coronavírus. Trata-se de um homem com 24 anos de idade, com histórico de viagem de 14 dias na Tailândia, com vôo de conexão em Pequim na ida e vôo de conexão de volta na Alemanha. Desembarcou no aeroporto de Guarulhos e veio de carro até o município de Ponta Porã.

O paciente foi atendido no hospital Regional de Ponta Porã, apresentando febre, coriza e dor de garganta. Seguindo o protocolo previamente estabelecido pela SES-MS, e de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, o paciente, que já está internado no isolamento da unidade com sintomas leves, está sendo avaliado pela equipe médica do hospital para confirmação ou descarte do caso. Amostras já foram coletadas para análise laboratorial de COVID-19, Influenza e outros vírus respiratórios.

Desde janeiro, a SES tem tomado diversas medidas de prevenção e monitoramento do novo coronavírus. Foi criado o Centro de Operações de Emergência (COE/MS) com o objetivo de auxiliar na definição de diretrizes estaduais para vigilância, prevenção e controle, bem como o acompanhamento e avaliação das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado. Não foram detectados casos suspeitos no Estado.

Também foi elaborada nota técnica sobre as ações a serem adotadas em caso de surgimento de pessoas com os sintomas da doença e de como proceder com a coleta de amostras para exames. A nota já foi enviada aos profissionais de saúde dos 79 municípios e também a todos os serviços de saúde públicos e privados.

A SES também realizou reuniões nos municípios de e Ponta Porã para prestar cooperação técnica na construção do fluxo de vigilância e atendimento de possíveis casos suspeitos na região de fronteira.
Importante salientar que o paciente encontra-se estável, sem sinais de agravamento, com todos os protocolos sendo seguidos pela equipe de saúde local.

CENTRO DE OPERAÇÕES DE EMERGÊNCIA (COE/MS)
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO DO SUL

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem morre após ser arremessado para fora do veículo em acidente na BR-463

IBGE lança mapa-múndi invertido, com o Sul no topo

arsenal

Arsenal empata com o campeão Liverpool após estar perdendo por 2 a 0

Mãe que faleceu em acidente na BR-163 comemorou viagem dias antes: “aproveitar um pouco”

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

Com superlotação e sem insumos, Santa Casa suspende atendimento em Campo Grande

Mãe que faleceu em acidente na BR-163 comemorou viagem dias antes: “aproveitar um pouco”

Entre o aniversário do pai e o Dia das Mães, Joaquim resgata memória levada pela Covid

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

De analista de marketing a fisioterapeuta, Funtrab oferta mais de 3 mil vagas de trabalho em MS

Os interessados devem comparecer até a Fundação com RG, CPF e Carteira de Trabalho

Polícia

Foragido da polícia, homem tenta se passar pelo irmão e acaba preso na UPA Coronel Antonino

Homem procurou atendimento médico porque acreditava que tinha quebrado o pé, mas raio-x não apontou fraturas

Transparência

Sidrolândia gastará R$ 2,7 milhões com reparos e manutenção de áreas públicas

Serviços em áreas públicas de Sidrolândia caberão às empresas selecionadas a partir do chamamento público, válido por 12 meses

Cotidiano

Fim de semana de vacinação contra gripe passa de 5,7 mil doses aplicadas

Campo Grande enfrenta surto de doenças ligadas aos sistema respiratório com histórico originado a partir da gripe