A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) divulgou na noite de ontem (26) uma recomendação aos arcebispos e bispos católicos do país, após o decreto da União 10.292 (art. 3º, inciso 39), que permite missas e atividades religiosas de qualquer natureza, desde que sigam as orientações do Ministério da Saúde. Porém, a presidência da conferência reforça o distanciamento social durante esta quarentena, para evitar o avanço do novo coronavírus (Covid-19).

Em nota, assinada pelo Bispo auxiliar de São Sebastião do e secretário Geral da CNBB, Dom Joel Portella Amado, a recomendação é que as igrejas permaneçam abertas, porém, apenas para orações individuais e transmissões onlines, para evitar aglomeração.

“Sabemos o quanto tem sido árduo equilibrar, por um lado, o atendimento religioso aos enfermos, aos profissionais da saúde e a todas as pessoas em geral e, por outro, seguir as normas sanitárias, cuja base é o distanciamento social. Sabemos também que, junto às preocupações especificamente pastorais, rondam-nos questões ligadas ao sustento de nossas igrejas, tanto no que concerne aos bens temporais quanto à caridade que praticamos. Os pobres esperam de nós tanto a presença espiritual quanto material. Essa presença começa pelo testemunho de quem, preocupado, por certo, com os aspectos materiais, escolhe, porém, a vida e a caridade em primeiro lugar”, explica.

O arcebispo metropolitano, Dom Dimas Lara Barbosa, também preferiu manter as recomendações de isolamento durante a Semana Santa das arquidioceses de Campo Grande. A tradicional Missa dos Santos Óleos teve alteração e a nova data de celebração será remanejada.