Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com salto de casos e 100% de lotação, HRMS esgota UTIs para coronavírus em Campo Grande

Com o aumento no número de casos de coronavírus nas últimas semanas, a situação está crítica nos hospitais de Campo Grande. O município já pediu a contratação de 151 leitos clínicos e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para atender os pacientes com a doença. Nos hospitais da Capital, a situação já preocupa e a […]
Arquivo -

Com o aumento no número de casos de coronavírus nas últimas semanas, a situação está crítica nos hospitais de . O município já pediu a contratação de 151 leitos clínicos e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para atender os pacientes com a doença. Nos hospitais da Capital, a situação já preocupa e a lotação chega a 100%. Um exemplo é o  hospital de referência em tratamento do coronavírus em Mato Grosso do Sul, o Hospital Regional, que está com os leitos de UTI lotados.

Nesta semana, o titular da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Geraldo Resende disse que praticamente não há mais leitos para pacientes em Campo Grande. “A taxa de ocupação do Regional, da Santa Casa, , chega a 100%, não há leitos de UTI nesses hospitais. Queremos fazer apelo que expandam suas redes de assistência hospitalar”, disse.

Dados dos boletins epidemiológicos dos hospitais apontam que a escassez de leitos é uma possibilidade caso o número de casos continue a aumentar. No HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), a capacidade de internação também é limitada. De acordo com dados do boletim epidemiológico do hospital divulgado na quinta-feira (26), a taxa de ocupação de leitos no Regional é de 92,2%, com apenas sete leitos disponíveis.

Porém, o secretário Geraldo Resende comentou na live desta sexta-feira (27) que o hospital não tem capacidade para internação. “Não existe vagas no Hospital Regional. Ele está fazendo só o trabalho de recepcionar os pacientes e encaminhar para os outros hospitais”, disse. 

Na Santa Casa de Campo Grande, a situação também é crítica. Segundo dados divulgados pela instituição, a taxa de lotação nas UTIs destinadas para pacientes de coronavírus é de 100%, ou seja, o hospital não consegue atender novos pacientes. Já na enfermaria de , a taxa de lotação é de 80%.

No Hospital Unimed de Campo Grande, há 44 leitos destinados a pacientes com coronavírus. Destes, 43 já estão ocupados, ou seja, a taxa de ocupação é de 97,7%. No hospital da Unimed, há três alas de UTI Covid-19, todas estão lotadas.

Já na Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul), a taxa de lotação para leitos destinados a pacientes com coronavirus é de 80%. Dos 25 leitos disponíveis, 20 estão ocupados. “A Cassems informa que possui 54 pacientes confirmados para Covid-19, no Hospital Cassems de Campo Grande. Desse total, 20 pacientes estão internados na UTI”, comunicou.

Campo Grande pede 151 leitos

O secretário Geraldo Resende comentou nesta sexta-feira (27) sobre a desativação de leitos, que ocorreu porque os casos de Covid-19 em MS estavam em queda. “Nós tínhamos, cerca de 50 dias atrás, 369 leitos de UTI. Com a desabilitação, temos hoje 185 leitos de UTI para Covid-19”, afirma.

Com o aumento de casos, Campo Grande pediu a contratação de 151 novos leitos clínicos e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) ao Ministério da Saúde. Além disso, a Capital solicitou 50 mil testes de Covid-19 e um auxílio para a Santa Casa no valor de R$ 38 milhões. Os pedidos foram feitos pelo senador Nelsinho Trad (PSD) ao Ministério da Saúde em reunião nesta semana. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ana Castela aproveita show de Gustavo Mioto em festival sertanejo no Paraná

Abandonado, centro comunitário é tomado por mato e gera medo entre moradores

MPRJ pede prisão preventiva de policial que atirou em universitário

Incêndio atinge anexo do Ministério da Educação em Brasília

Notícias mais lidas agora

Caminhoneiro denuncia sumiço de alterações em registro e aciona Detran-MS na Justiça

Após mais de 20 casos de mordida de peixe com ‘dentes humanos’, Praia da Figueira segue interditada

Santa Casa de Campo Grande deve R$ 250 milhões aos bancos

iPhones cobiçados por brasileiros em viagens podem ficar 30% mais caros nos EUA com tarifas

Últimas Notícias

Política

Confira opinião da bancada federal de MS sobre pesquisa em que Lula lidera segundo turno

Pesquisa Datafolha apontou que Lula venceria todos os adversários em eventual segundo turno

Le Blog Maria Antonia

Elton John desabafa sobre cegueira parcial: “Tem sido muito estressante”

Em uma entrevista recente ao jornal The Times, Elton John emocionou ao compartilhar um momento delicado de sua vida.

Polícia

Filho tenta socorrer mãe de cárcere privado e acaba sendo esfaqueado em MS

O filho estava na companhia de um amigo que também foi atingido

Le Blog Maria Antonia

Caio Blat revela: cortar o próprio cabelo é vício, meditação e libertação

Conhecido por seus cachos marcantes, Caio Blat surpreendeu ao revelar nas redes sociais que ele mesmo é o responsável por cortar o próprio cabelo. Segundo o ator, a prática vai muito além de vaidade: tornou-se um ritual pessoal de autocuidado, meditação e até de improviso. “Tenho o vício de cortar meus próprios cabelos”, contou. Para … Continued