Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com risco de ‘segunda onda’, casos de coronavírus disparam em Campo Grande e SES emite alerta

Após uma crescente nos casos de infecções por coronavírus em Campo Grande, o Governo do Estado emitiu um alerta sanitário aos moradores. A 47ª semana epidemiológica começou neste domingo (22) e apresentou um “aumento expressivo no número de casos” na Capital. De acordo com o alerta, também houve um aumento nos casos de isolamento domiciliar, […]
Arquivo -

Após uma crescente nos casos de infecções por coronavírus em , o Governo do Estado emitiu um alerta sanitário aos moradores. A 47ª semana epidemiológica começou neste domingo (22) e apresentou um “aumento expressivo no número de casos” na Capital.

De acordo com o alerta, também houve um aumento nos casos de isolamento domiciliar, ou seja, de pessoas com a suspeita ou confirmação da infecção pelo vírus.

Depois da avaliação, o Governo pontua que também segue analisando a situação dos leitos de UTIs. “Já observamos aumento no número de internações, mas ainda não na mesma aceleração dos casos; no entanto, a Secretaria de Estado está em processo de reativação de leitos de UTI”, disse.

Na última semana, Campo Grande chegou a perder 122 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para pacientes com Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Conforme dados do painel ‘Mais Saúde’, a cidade tinha 147 unidades graves de internação em 19 de novembro, enquanto que o total era de 269 no mesmo dia do mês passado. Nesta segunda-feira (23), alguns leitos voltaram a ser reativados no HRMS.

MS passou o mês de outubro com número de novos casos diários abaixo de 400. Os boletins dos últimos dias apontam para mais de 500 novas confirmações diárias e uma segunda onda da doença está mais próxima.

Jovens são os mais infectados

Em Campo Grande, a faixa etária mais acometida é de adultos jovens de 20 a 39 anos “que possui uma dinâmica social mais ativa”, explicou o Governo. “Frequentam mais espaços coletivos, consequentemente essas pessoas podem se contaminar e levar o vírus para suas famílias, em especial aos idosos, comprovadamente mais vulneráveis à forma grave da Covid-19”, diz nota.

Na semana passada, especialista explicou que os jovens são os que mais ocupam os leitos de hospitais particulares. Além disso, o infectologista disse que sempre no início de uma  viral, os jovens sempre são os mais infectados, pois ficam ou se colocam mais em exposição. “Depois há uma disseminação do vírus em toda a população”, contou Júlio Croda.

Testagem

O Governo pontuou a grande demanda no agendamento de testagem para o vírus no instalado em quartel dos bombeiros no Centro de Campo Grande. “Neste momento, solicitamos que os campo-grandenses com sintomas procurem as unidades de saúde mais próximas de sua casa e marquem seus exames nas unidades de referência de coleta da SESAU para que tenham acesso o mais breve possível aos seus resultados”, disse.
As unidades são: USF Nasser; USF São Francisco; USF Moreninha; USF Tiradentes, USF Parque do Sol; USF Dona Neta; USF Nova ; USF Albino Coimbra Filho; USF Aero Itália; UBS 26 de Agosto; USF Oliveira e USF Batistão. Telefone Teleconsulta SESAU: 2020-2170.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Projeto Escambo encerra programação em Campo Grande com espetáculo “MOMO”

População de PcDs pode solicitar o serviço dos intérpretes

Em MS, quase 100 mil pessoas com deficiência não completaram o ensino básico

Ataque a faca deixa feridos na estação central de Hamburgo

Corrupção em Sidrolândia: Claudinho Serra usará tornozeleira até novembro

Notícias mais lidas agora

Desvios na Educação: Nem funcionários conhecem empresa com venda milionária na gestão de Reinaldo

maquininha cartão

Viagens e compras mais caras: entenda os impactos do aumento do IOF em MS

Família que transportava cocaína de MS para outros estados do país é alvo da PF

Trabalhadores são resgatados em condições insalubres e sem acesso a banheiro no interior de MS

Últimas Notícias

Esportes

Renato Augusto se despede do Flu e indica aposentadoria: ‘Encerro esse ciclo com gratidão’

Renato Augusto entrou em campo 35 vezes com a camisa do tricolor

Mundo

Sindicatos protestam contra decreto que limita greve na Argentina

Sindicato alega que decisão foi tomada sem debates e análise prévia sobre o assunto

Transparência

STJ nega pedido e mantém preso empresário que fraudava licitações da educação em MS

Ministro da Corte Superior tem negado pedidos de liberdade de investigados na operação Malebolge

Cotidiano

Parcela de maio do Pé-de-Meia começa a ser paga a partir de segunda-feira

Cerca de 3,4 milhões de estudantes receberão o incentivo