Em decreto publicado na tarde desta sexta-feira (17), a prefeitura de autoriza a reabertura de academias a partir de hoje. Conforme o documento assinado pelo prefeito (PSD), os estabelecimentos deverão seguir uma série de regras.

Segundo o decreto, a reabertura das academias será gradual e para atividades feitas indoor, ou seja, a maioria dos exercícios, os alunos deverão se manter distantes uns dos outros por pelo menos 5 metros em uma área de 20 m². A prefeitura também orienta que a lotação dos locais seja reduzida a 30%, mas não obriga que essa medida específica seja seguida.

Aulas coletivas com contato físico devem ser evitadas nas academias, assim como compartilhamento de itens como copos e toalhas. Os aparelhos deverão ser higienizados sempre após o uso de cada aluno e os precisarão usar luvas de látex durante o trabalho para evitar contaminação.

Em caso de atividades fora das academias, como o caso de treinos de crossfit, por exemplo, os locais precisam respeitar o horário do toque de recolher, que inicia às 22 horas e a distância entre os alunos também precisará ser de 5 metros entre si para evitar qualquer tipo de contato.

Regras para os profissionais de também foram estabelecidas pelo decreto, que conta com plano de biossegurança apresentado pelo CEF (Conselho de Educação Física). Os profissionais precisarão, por exemplo, ser capacitados para que estejam atentos a todos os detalhes relacionados à pandemia.

Todos os detalhes e regras podem ser acessados no decreto 14.256, disponível a partir da página 2, neste link.