Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com recordes nacionais em MS, onda histórica de calor está no fim, diz Inmet

A onda de calor em que Mato Grosso do Sul bateu recordes de mais de 100 anos, está chegando ao fim, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Para se ter uma ideia, a cidade de Água Clara, que registrou 44,6°C na segunda-feira (05), entrou para a história da climatologia como uma das […]
Arquivo -

A onda de calor em que Mato Grosso do Sul bateu recordes de mais de 100 anos, está chegando ao fim, de acordo com o (Instituto Nacional de Meteorologia). Para se ter uma ideia, a cidade de Água Clara, que registrou 44,6°C na segunda-feira (05), entrou para a história da climatologia como uma das maiores temperaturas já registradas no .

O município sul-mato-grossense só ficou atrás da cidade de Bom Jesus do Piauí, que, de acordo com o Inmet, teve a maior temperatura oficialmente medida no Brasil, no dia 21 de novembro de 2005, de 44,7°C.

Ainda, os dados apontam recordes de calor este ano na cidade de (MT), que registrou 44°C no dia 30 de setembro e Campo Grande, com 41°C, na segunda-feira, dia 5 de outubro. Já nesta terça-feira (06), a cidade de Nova Maringá (MT), registrou 44,6°C, sendo o segundo maior valor registrado no Brasil e empata com a marca de Orleans, em , que experimentou este calor no dia 6 de janeiro de 1963.

Onda de calor chegando ao fim

Os recordes de calor ficarão para a história da climatologia  no Brasil e já estão chegando ao fim. A expectativa de retorno da chuva em forma de pancadas isoladas, como aconteceu nesta terça-feira (06) em Campo Grande e Ribas do Rio Pardo, pode ocorrer a partir de domingo (11).

Já chuvas generalizadas tem a possibilidade de acontecer entre a próxima terça (13) e quarta-feira (14), podendo pôr fim a este último período de estiagem que ocorre desde 22 de setembro. O volume para o período ainda será baixo com acumulado de 20 milímetros. A partir das chuvas, as temperaturas terão ligeiro declínio voltando a normalidade esperada do mês entre 18°C a 35°C em todas as regiões de Mato Grosso do Sul.

Já na segunda quinzena do mês as chuvas podem ocorrer de forma mais espalhada a partir do dia 22 de outubro com acumulado de até 20 milímetros. Antes disso, elas devem se concentrar nos setores norte e bolsão associado a corredores de umidade contribuindo com acumulado de até 30 milímetros, conforme estimativa do (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: motorista de MS cai com carreta no Rio Paraná

CMN simplifica uso de recursos da LCA por cooperativas de crédito

Animação baseada em livro de Paul McCartney terá elenco estrelado

AGU pede bloqueio de bens de mais 14 investigados por fraude no INSS

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de MS

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Paraguai está sob alerta de fortes chuvas na região de fronteira

Últimas Notícias

Polícia

Policial atira em pneu de carro após motorista avançar propositalmente contra casal

O motorista conseguiu fugir mas foi identificado

Brasil

Juiz determina suspensão imediata de todos os descontos de aposentadorias em favor da Contag

A decisão suspende "todo e qualquer desconto associativo"

Trânsito

Ciclista morre atropelado na BR-267 e condutor foge do local

O condutor não parou para prestar socorro e fugiu do local

Política

Dourados terá 3 voos semanais para SP e venda de passagens começam amanhã, diz governador

Eduardo Riedel foi homenageado na Expoagro nesta sexta (9) e deu informação em primeira mão após negociações com companhia aérea