Os próximos dois dias deverão ser de frio intenso em , de acordo com a meteorologia. Desta forma, a SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) manterá suas equipes de prontidão para atender os moradores de rua que precisarem de abrigo ou até mesmo, aceitarem a doação de cobertores para passarem a noite.

Em Mato Grosso do Sul, as mínimas poderão variar entre 3° a 10° graus. Conforme a previsão meteorológica, de quinta até o sábado (22), serão os dias mais frios no país e no Estado, o tempo será favorável para geada, neblina e ventos intensos.

A SAS destaca que os serviços que serão ofertados permite que o indivíduo ou a família em situação de rua tenha acesso ao acolhimento, alimentação, higienização, orientações e encaminhamentos para serviços de rede de atendimento e demais políticas públicas. Porém, a secretaria ressalta que muitos negam atendimento por serem usuários de álcool e drogas.

“A maioria dos moradores em situação de rua são usuários de álcool e outras drogas e negam atendimento, pois sabem que sendo encaminhados às Unidade de Acolhimento, eles deverão ficar sem os entorpecentes”, explica.

Neste período de frio, a SAS mantém os atendimentos com as equipes até às 22 horas, onde os indivíduos estarão sendo abordados e caso não aceitem a recondução para o Cetremi (Centro de Triagem do Migrante e População em Situação de Rua), receberão cobertores e orientações para facilitar os locais de acolhimento, caso mudem de ideia.

O SEAS (Serviço Especializado em Abordagem Social) vai funcionar no período de 24h ininterruptas. Após às 22h, a equipe atende os chamados pelo telefone (67) 98404-7529 ou 98471-8149.