Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com pandemia, UFMS faz eleição virtual para escolher novo reitor nesta sexta

A eleição para reitor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) acontece nesta sexta-feira (17) e o processo será feito com votação eletrônica. A votação acontece das 8h às 21h e vai escolher a lista tríplice que será indicada ao MEC (Ministério da Educação), que escolhe o novo reitor.  São quatro chapas na […]
Arquivo -

A eleição para reitor da UFMS ( Federal de ) acontece nesta sexta-feira (17) e o processo será feito com votação eletrônica. A votação acontece das 8h às 21h e vai escolher a lista tríplice que será indicada ao MEC (Ministério da Educação), que escolhe o novo reitor. 

São quatro chapas na disputa: a primeira é a chapa Cultura, Ciência e Consciência, que tem a professora Elizabeth Maria Azevedo Bilange como candidata a reitora e Lucilene Machado Garcia Art  como vice. A chapa 2, Todos Somos + UFMS, é composta pelo atual reitor da UFMS, Marcelo Turine, que busca a reeleição. A candidata a vice-reitora é Camila Celeste Brandão Ferreira Ítavo.

A chapa 3, UFMS + Vozes, tem como candidatos os Lincoln Carlos Silva de Oliveira para reitor e José Antonio Menoni para vice-reitor. Por fim, os candidatos da chapa 5, chamada Eficiência e Inovação, são os professores Lídia Maria Lopes Rodrigues Ribas (reitora) e Günter Hans Filho (vice-reitor). O novo reitor vai administrar a UFMS até 2024.

A eleição virtual será feita no site e estudantes, técnicos e professores deverão utilizar o Passaporte UFMS para acessar as urnas específicas para cada categoria. A apuração será realizada depois das 21h no laboratório da Faculdade de Computação, no campus Cidade Universitária, e também será transmitida ao vivo pela TV UFMS.

Recomendação do MPF

No início do mês, o MPF (Ministério Público Federal) recomendou ao Colégio Eleitoral da UFMS (Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), direcionada à Comissão de Ética, para que seja fiscalizada a propaganda dos candidatos a reitor, de modo a não permitir o uso não autorizado de nomes, símbolos ou imagens da universidade.

O documento ainda determinou que a universidade deveria encaminhar à Procuradoria os comprovantes do cumprimento da recomendação, cuja omissão de resposta será considerada recusa, “ensejando a adoção das medidas legais pertinentes”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
invasão

Dez pessoas são presas após invasão de terreno particular no Centenário

ação moradores

Mais de 500 moradores participam de ação social no Zumbi dos Palmares

acidente pessoas

Mulher retirada de ferragens em acidente na MS-134 foi em vaga zero para Dourados

cineasta

Morre cineasta Jean-Claude Bernardet

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

flamengo

São Paulo é apático e inicia nova ‘Era Crespo’ com derrota para líder Flamengo no Maracanã

Últimas Notícias

Esportes

Botafogo resolve no 2º tempo e bate o Vasco em volta ao Brasileirão após o Mundial de Clubes

Com o resultado, o Botafogo chegou a 21 pontos, em quinto lugar, com um jogo a menos

Polícia

Polícia encontra grávida carbonizada na fronteira de MS

Feto tinham cerca de 5 meses e também chegou a ficar carbonizado

Brasil

Pesquisador indígena cataloga 150 plantas medicinais de seu território

Material serve para tratar diabetes, hipertensão e verminose

Brasil

Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

ICMBio não vê falhas sistêmicas que possam ter causado morte de menina