Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com falta de chuva, nível do Rio Paraguai está em situação emergencial

Nesta terça-feira (14), o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) divulgou dados alarmantes sobre a seca no Rio Paraguai. Em porto Esperança, próximo a Corumbá, o nível do rio continua abaixo do regular, com 58 centímetros abaixo do limite mínimo da régua. Em Porto Murtinho e Ladário a situação também é […]
Arquivo -

Nesta terça-feira (14), o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) divulgou dados alarmantes sobre a seca no Rio . Em porto Esperança, próximo a Corumbá, o nível do rio continua abaixo do regular, com 58 centímetros abaixo do limite mínimo da régua.

Em e a situação também é preocupante, considerada emergencial pelo baixo volume de água. Em Ladário a régua media apenas 3 centímetros acima do limite mínimo e em Porto Murtinho, 146 centímetros, o que é pouco para aquele trecho do rio.

A explicação é simples: tem chovido menos na região pantaneira nesse ano. Informações catalogadas pelo CEMTEC/Semagro (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) mostram que desde o dia 1º de outubro até o dia 12 de novembro choveu 207,1 milímetros na região, enquanto o normal esperado (média) seria acima de 400 milímetros.

Comparado aos dois últimos anos, o trimestre outubro/dezembro de 2020 tem sido o pior em quantidade de chuvas. Uma das consequências imediatas foram os incêndios registrados no no segundo semestre, que trouxe consequências trágicas para a fauna e a flora, bem como para a economia pantaneira em geral.

Evolução da crise

O rio Paraguai ganhou volume gradativamente até a terceira semana de novembro, depois voltou a baixar. No dia 1° de novembro a régua instalada em Ladário registrava que o rio estava 19 centímetros abaixo do mínimo. A volta das chuvas fez o leito do rio subir até chegar a 11 centímetros positivos no dia 22 de novembro, depois disso voltou a reduzir e nesta segunda-feira (14) pela manhã estava com apenas 3 centímetros positivos. O volume mínimo registrado nesse ponto foi de -32 centímetros no dia 18 de outubro.

A situação do rio na altura de Porto Murtinho é um pouco melhor, começou o mês com 122 centímetros acima do limite mínimo e ontem (14) estava com 146 centímetros. Porém no dia 22 de novembro a régua marcava 160 centímetros de lâmina d’água acima do limite mínimo, o que demonstra que ocorre uma redução no volume do rio. O mínimo registrado no ano, nesse ponto, foi de 93 centímetros no dia 24 de outubro.

A situação não deve se alterar muito nos próximos dias, se depender da previsão do tempo. Entre os dias 14 a 22 de dezembro espera-se um acumulado menor que 20 milímetros para a região pantaneira, com prevalência de céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuvas entre a tarde e a noite de forma isolada e irregular. Os dados são do CEMTEC/Semagro. Até o dia 30 o acumulado esperado de deve ficar entre 50 a 70 milímetros

No período de 14 a 30 de dezembro, a concentração de chuva aumenta na região e são esperados entre 50 a 70 milímetros, aproximadamente. Este comportamento será decorrente a intensificação do transporte de umidade oriundo da região norte do Brasil com alinhamento de frentes frias no sul país, juntos contribuirão para o aumento de nuvens de chuva na área.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Hackers invadem site da prefeitura de Japorã e publicam fake news sobre morte de Lula 

PGR pede condenação de acusados pelo assassinato de Marielle Franco

Policiais e guardas passam por capacitação para atendimento a mulheres vítimas de violência

INSS vai ressarcir aposentados e pensionistas com valores corrigidos pela inflação

Notícias mais lidas agora

Barroso dá ‘puxão de orelha’ e mantém ação de R$ 500 milhões contra o Consórcio Guaicurus

Namorado é preso suspeito de feminicídio após mulher desaparecer em rio de MS

VÍDEO: PMMS investiga militar que participou de ‘meme’ em página famosa usando farda

Carreta carregada de soja tomba e carga fica espalhada na divisa entre MS e SP

Últimas Notícias

Polícia

De drogas em pote de cosmético a Mounjaro do Paraguai, encomendas dos Correios são apreendidas em Campo Grande

Apreensão foi feita pela Guarda Civil Metropolitana nessa segunda-feira (12)

MidiaMAIS

Cia Cisco traz espetáculo inédito a Campo Grande no próximo fim de semana

Cia. de teatro de São Paulo apresenta gratuitamente o premiado espetáculo "Huma/"

Política

Ex-diretores da Agereg e Agetran confirmam presença na CPI do Consórcio Guaicurus

Antigos gestores irão responder as perguntas da CPI, que investiga possíveis irregularidades no contrato bilionário de concessão

Cotidiano

Praça Ary Coelho recebe evento para homenagear Dia das Mães e o Povo Paraguaio

Local terá feira criativa e apresentações culturais nesta quarta-feira (14), a partir das 17h