Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com covid-19 se espalhando, Consórcio Guaicurus ainda tem 10 dias para ‘acertar biossegurança’

O Consórcio Guaicurus foi obrigado pela Justiça a apresentar um plano de biossegurança para a circulação dos ônibus em Campo Grande. Apesar de há dias o comércio estar em pleno funcionamento na Capital, as empresas ainda terão 10 dias para ‘acertar’ a limpeza dos veículos e distanciamento de passageiros. A decisão é do juiz de […]
Arquivo -

O foi obrigado pela Justiça a apresentar um plano de biossegurança para a circulação dos ônibus em . Apesar de há dias o comércio estar em pleno funcionamento na Capital, as empresas ainda terão 10 dias para ‘acertar’ a limpeza dos veículos e distanciamento de passageiros.

A decisão é do juiz de Direito em substituição legal, José Henrique Neiva de Carvalho e Silva, após diversos flagrantes de dos veículos, terminais e falta de limpeza dos locais de uso comum. Além disso, o Consórcio foi obrigado a fornecer álcool em gel aos funcionários.

O magistrado apontou ainda que, no prazo de 10 dias, o Município de Campo Grande, a (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e o Consórcio Guaicurus deverão estabelecer regras: para reforçar a limpeza/higienização dos ônibus, em especial nos pontos de contato com as mãos dos usuários, logo após o seu recolhimento às garagens, antes de iniciar novas viagens e periodicamente ao longo do dia.

Locais como balaústres, pega-mãos ou barras de apoio e outros tenham reforçada a higienização com água e sabão ou álcool 70%. Também deve ser realizada a limpeza/higienização dos banheiros dos terminais com maior frequência e reposição de itens de higiene como sabonete líquido e papel toalha.

As empresas também deverão fazer orientação dos passageiros sobre o uso obrigatório de máscaras e cuidados com a higiene para evitar a propagação da doença.

O pedido foi feito pelos Promotores de Justiça Filomena Aparecida Depolito Fluminhan e Fabrício Proença de Azambuja, titulares da 32ª e 25ª Promotorias de Justiça, respectivamente, pedindo a regularização das medidas de biossegurança no transporte coletivo da Capital.

Vistorias realizadas nos dias 8, 9, 14, 15, 28 e 29 de abril nos Terminais Morenão, Guaicurus, Estação Pegfácil Hércules Maymone, Aero Rancho, , General Osório, Nova Bahia, Júlio de Castilho e Moreninhas.

As diligências apontaram aglomerações dentro dos ônibus; extensas filas com aglomeração de pessoas e sem demarcação de distanciamento; funcionários do serviço de transporte coletivo sem máscaras de proteção; ausência de lavatório, sabonete líquido, papel toalha e álcool em gel; além de locais insuficientes e inapropriados para a higienização das mãos das pessoas.

Denúncias de passageiros

As principais denúncias são dos usuários do transporte coletivo. Diariamente, são relatados casos de aglomeração e atraso dos ônibus ao Jornal Midiamax pelos leitores, desde o início da pandemia e retorno da circulação dos ônibus em Campo Grande.

Já foram noticiados casos de ônibus lotado, aceitando todos os tipos de passageiro quando a circulação estava restrita aos serviços essenciais, terminais com filas sem distanciamento e muita espera dos passageiros nos terminais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Nove toneladas de maconha que saíram do MS são apreendidas no Paraná

Bolsonaro

‘Minha total solidariedade’: Tereza Cristina lamenta medidas cautelares a Bolsonaro

Idosa é socorrida em estado gravíssimo após ser atropelada na avenida Duque de Caxias

Executado com 30 tiros no Paraguai estava foragido do Brasil

Notícias mais lidas agora

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Polícia encontra fragmentos de ossos no endereço do ex-namorado da estudante desaparecida em SP

Últimas Notícias

Sem Categoria

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

A atitude do sargento foi reconhecida por autoridades locais e pela população boliviana

Polícia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

O condutor do veículo que atropelou a mulher nesta sexta-feira é morador da cidade de Anastácio

Política

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

O anúncio foi feito na noite desta sexta-feira pelo secretário de Estado americano, Marco Rubio

Trânsito

VÍDEO: Idosa foi atropelada ao tentar atravessar a avenida Duque de Caxias

Devido à gravidade dos ferimentos, a idosa estava inconsciente e apresentava sangramento pela boca