Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com aldeias fechadas devido ao coronavírus, confira como fazer doações para indígenas

Com a intensificação das medidas de isolamento social provocadas pelo avanço do novo coronavírus, especialistas e grupos de apoio a causas indígenas alertam para um aumento da necessidade de assistência social nessas comunidades. Mato Grosso do Sul tem a segunda maior população indígena do país, com 80 mil pessoas em 29 cidades. Atualmente, uma portaria […]
Arquivo -

Com a intensificação das medidas de isolamento social provocadas pelo avanço do novo coronavírus, especialistas e grupos de apoio a causas indígenas alertam para um aumento da necessidade de assistência social nessas comunidades. tem a segunda maior população indígena do país, com 80 mil pessoas em 29 cidades.

Atualmente, uma portaria da Funai (Fundação Nacional do Índio) suspende atividades que impliquem contato de indígenas com comunidades externas e estabelece diretrizes para diminuir as chances de contágio do Covid-19 nas aldeias. Dessa forma, somente profissionais responsáveis pela prestação de serviços essenciais, como atendimento à saúde, segurança, entrega de alimentos e medicamentos podem entrar nas comunidades indígenas.

De acordo com a professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul () Beatriz Landa, o momento é de união e auxílio a essa população vulnerável. “Em reservas de Mato Grosso do Sul densamente povoadas como , Caarapó, Porto Lindo e , um único caso pode resultar em perda de controle da saúde. Podemos ter muitas pessoas contaminadas, inclusive, pelo modo como os povos indígenas se organizam, muito próximos, como uma grande família”, ressalta Beatriz Landa.

A docente, que desde 2005 coordena o Projeto Rede de Saberes, que oferece suporte a estudantes indígenas, explica que neste momento as comunidades precisam de alimentos, materiais de higiene e de proteção, como máscaras e luvas.

Doações

As doações podem ser feitas por dois canais, a Subsecretaria de Políticas Públicas para a População Indígena e a Diasi (Divisão de Atenção à Saúde Indígena). 

“Desde o começo, quando foi decretado isolamento social, nos preocupamos com os nossos parentes da aldeia. Muitos trabalham comercializando os produtos nas feiras de suas cidades ou de porta em porta e neste momento não podem sair de suas comunidades por precaução. Os caciques e lideranças imediatamente atenderam o isolamento e fecharam as entradas das aldeias, com comissão de lideranças que se revezam dia e noite”, afirma a subsecretária de Políticas Públicas para a População Indígena, Silvana Dias de Souza de Albuquerque.

Estima-se que há 80 mil indígenas residentes em 29 municípios de Mato Grosso do Sul, de acordo com dados da Secretaria Especial de Saúde Indígena, o que corresponde a segunda maior população indígena do País. Antes mesmo da chegada da Covid-19, doenças respiratórias já representavam uma das principais causas de morte dos povos nativos do País, o que aumenta a preocupação de especialistas com a dessas comunidades ao novo vírus.

Os produtos podem ser entregues na Subsecretaria de Políticas Públicas para a População Indígena, localizada na Avenida Fernando Correa da Costa, 559. Informações pelo telefone (67) 99808-6606.

(com informações do Governo de MS)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sob custo de R$ 13,4 mil por dia, Prefeitura renova contrato locadora de equipamentos de som

Eterno Beiçola, Marcos Oliveira surpreende com novo visual após prótese capilar; veja o resultado

Diretor-financeiro diz que Santa Casa precisa escolher quem pagar ‘para que paciente não morra’

VÍDEO: Grupo criminoso alvo de operação tinha obras de arte e carros de luxo avaliados em R$ 1,8 milhão

Notícias mais lidas agora

STF determina retirada de tornozeleira e retorno de Waldir Neves ao TCE-MS

Juíza nega pedido de David Chita e mantém ação por fraude no Detran-MS

VÍDEO: na delegacia, namorado alega que Thácia ‘caiu sozinha’ no rio em MS

animais adorados em bioparque doados aquario rio de janeiro axolotes

Quem viu, viu? Animais icônicos e adorados em Bioparque são doados para aquário do Rio de Janeiro

Últimas Notícias

Polícia

VÍDEO: Perseguição da PRF acaba com traficante preso no Jardim Pênfigo em Campo Grande

Perseguição terminou quando pneu do carro furou ao bater no meio-fio

Cotidiano

Morre o jornalista e advogado Cícero da Conceição

Cícero atuava como repórter policial do programa de Benedito de Paula, na Rádio Difusora Pantanal

Cotidiano

Projeto científico incentiva estudantes indígenas a criarem soluções para acesso à água

A trilha tem como missão mobilizar jovens para desenvolver soluções criativas e sustentáveis para as comunidades.

Brasil

João Neto tem registro da OAB suspenso após agredir namorada

Registro foi suspenso por 90 dias