Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com 50 mil hectares consumidos pelo fogo, PMA tenta rastrear dos incêndios no Pantanal

As queimadas continuam avançando na região do Pantanal e a situação preocupa com a chegada do período mais seco do ano em Mato Grosso do Sul. Só na região de Corumbá, estima-se que mais de 50 mil hectares de vegetação nativa foram consumidos pelo fogo no primeiro semestre. Para controlar o avanço das queimadas, a […]
Arquivo -

As queimadas continuam avançando na região do e a situação preocupa com a chegada do período mais seco do ano em Mato Grosso do Sul. Só na região de , estima-se que mais de 50 mil hectares de vegetação nativa foram consumidos pelo fogo no primeiro semestre. Para controlar o avanço das queimadas, a PMA ( Ambiental) intensifica o combate e rastreia área para identificar origem dos focos.

A unidade da PMA de Corumbá faz a fiscalização por terra e pela água, para identificar queimadas ilegais e punir os infratores. O comando da corporação reforçou a equipe local com mais policiais, totalizando 18, e enviou uma equipe da área de inteligência para a região dos focos.

Segundo levantamentos preliminares, a maioria dos incêndios ocorreu pela ação do homem, envolvendo ribeirinhos e proprietários rurais. Eles são investigados por desmate, armazenagem e transporte de madeiras nativas e queimadas ilegais para acesso aos locais de retirada de mel silvestre e iscas vivas.

No mês de junho, a PMA de Corumbá autuou sete pessoas por uso de fogo seguido de incêndio e por corte, armazenamento e transporte de madeira sem autorização ambiental, incluindo áreas de reservas legais. Em maio, o total de autuações foi de 19, pelos mesmos crimes ambientais. Com o uso do helicóptero da PM, os policiais ambientais farão autuações em áreas de difícil acesso.

O comando da PMA sobrevoou a planície pantaneira e se reuniu com autoridades civis, judiciais e militares de e Corumbá, incluindo, Ministério Público, prefeitos e a Marinha, com o propósito de definir uma estratégia integrada de ações preventivas e de fiscalização para o controle ao fogo. A partir de 1º de agosto a queima controlada está proibida em Mato Grosso do Sul, estendendo-se até outubro no Pantanal.

O comandante da PMA, tenente-coronel José Carlos Rodrigues, relatou que a grande ocorrência de focos na região da Serra do Amolar, em Corumbá, é um cenário preocupante. Alguns focos já foram controlados, com operações coordenadas pelo Corpo de Bombeiros e apoio das brigadas do e das fazendas, contudo as ocorrências tem se ampliado.

“Os focos se espalham pela planície e muitos ocorrem em locais de difícil acesso, provavelmente por combustão espontânea”, disse o comandante. “Mas estamos intensificando a nossa fiscalização, reforçando a equipe da unidade de Corumbá, e pedimos o apoio do comando da Polícia Militar para deslocamento de nossos homens por helicóptero, com a finalidade de identificar a queima criminosa e autuar na sequência.”

(com informações da PMA)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Acidente via park

Motorista perde controle e colide com poste após aquaplanagem em avenida de Campo Grande

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

PRF e CCR MSVia reforçam segurança na BR-163 durante a EXPOAGRO 2025

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Homem é encontrado morto em rodoanel de Ponta Porã

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Seleção com 94 vagas e salários de até R$ 3 mil está com inscrições abertas em Campo Grande

As vagas abrangem as funções de entrevistador e supervisor social

Especial

Mães em Luto: quando o amor precisa aprender a viver com a ausência

No luto, psicanalista sugere viver sentimentos sem determinar tempo e procurar ressignificar a dor, sem temor de esquecer ou de se sentir culpada por ser feliz

Economia

EXPOAGRO 2025 será oficialmente aberta neste sábado com presença do Governador

A tradicional Exposição Agropecuária de Dourados, a EXPOAGRO 2025, será oficialmente aberta na manhã deste sábado, dia 10 de maio, com a presença confirmada do governador Eduardo Riedel.

Famosos

Jojo Todynho sofre ‘apagão’ e é hospitalizada às pressas no Rio de Janeiro

Jojo Todynho precisou de atendimento médico às pressas após sofrer um mau-súbito que causou um apagão; saiba detalhes do quadro