Cotidiano

Com 105 casos confirmados da Covid-19, Guia Lopes tem primeiro paciente em UTI

O prefeito de Guia Lopes da Laguna, Jair Scapini, informou nesta segunda-feira (18) que o total de casos confirmados da Covid-19 no município é de 103, até esta manhã. Poucos minutos após a transmissão, o boletim epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde) apontou que o município tem 105 casos. Porém, segundo a prefeitura, […]

Guilherme Cavalcante Publicado em 18/05/2020, às 10h59 - Atualizado às 11h17

Praça em Guia Lopes da Laguna (Reprodução)
Praça em Guia Lopes da Laguna (Reprodução) - Praça em Guia Lopes da Laguna (Reprodução)

O prefeito de Guia Lopes da Laguna, Jair Scapini, informou nesta segunda-feira (18) que o total de casos confirmados da Covid-19 no município é de 103, até esta manhã. Poucos minutos após a transmissão, o boletim epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde) apontou que o município tem 105 casos.

Porém, segundo a prefeitura, além dos confirmados, 41 casos são considerados suspeitos e aguardam resultado de exame, o que pode aumentar significativamente o total – com base na informação da SES, é possível que dois desses 41 casos já tenham tido resultado positivo. Somente no domingo (17), 16 coletas de material biológico para exames foram realizados.

O prefeito informou, ainda, que o primeiro paciente em caso grave – uma pessoa com mais de 60 anos e com comorbidades – está internada numa UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de Campo Grande em estado grave – não foi detalhado se na rede pública ou particular. A cidade, porém, deve receber 5 leitos de UTI, conforme divulgado pelo titular da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Geraldo Resende, na última semana.

O secretário de Saúde do município informou, durante a transmissão ao vivo, que os casos estão conectados com o surto num frigorífico da cidade. Há, também, 60 casos descartados e três recuperados.

No último domingo (17), Guia Lopes entrou na lista das dez cidades brasileiras com maior incidência da Covid-19, que considera a conversão do número de casos para cada 100 mil habitantes. Assim, a taxa de incidência com base nos números do domingo era de 990,4 casos a cada 100 mil habitantes, o que deu o 9º lugar para Guia Lopes.

O enfrentamento à Covid-19 na localidade conta com outra disputa, uma verdadeira guerra contra a ignorância. Isso porque lagunenses desrespeitam sistematicamente as regras de distanciamento e a recomendação de isolamento domiciliar – até mesmo por pessoas infectadas: no domingo (17), uma pessoa com diagnóstico da doença viajou para outro município sul-mato-grossense e irá responder criminalmente pela violação da norma sanitárias.

Posted by Jair Scapini on Monday, May 18, 2020

Do frigorífico para todo o sudoeste de MS

Os relatos de violação da quarentena são frequentes. Desde o caso zero, de um caminhoneiro que esteve em São Paulo e trabalhava em um frigorífico da cidade, os casos agora crescem em decorrência de violações que vão desde pacientes que saem de casa para irem a casas lotéricas, idas a sítios e ranchos a rodas de tereré entre amigos e até recebimento parentes de outras cidades.

No último dia (12), um áudio de WhatsApp começou a circular no Estado, com o relato de uma enfermeira da rede pública do município, no qual é descrito um desrespeito sistêmico às recomendações da Secretaria Municipal de Saúde do município e que envolve até mesmo a migração de pessoas entre os municípios.

autoria não foi confirmada pela reportagem, mas, ao Jornal Midiamax, o prefeito havia afirmado que seguirá com a prisão de quem violar o decreto municipal.

“A cidade tem esse hábito de sair de casa e tomar tereré na casa de um familiar, de um amigo. Isso continua acontecendo, eles não acreditam que está tendo algo grave. Estamos muito preocupados com isso. Se as pessoas, pelo menos, não compartilhassem as bombas”, conta.

* Atualizado às 11h16 para atualização de informações

Jornal Midiamax