Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com 105 casos confirmados da Covid-19, Guia Lopes tem primeiro paciente em UTI

O prefeito de Guia Lopes da Laguna, Jair Scapini, informou nesta segunda-feira (18) que o total de casos confirmados da Covid-19 no município é de 103, até esta manhã. Poucos minutos após a transmissão, o boletim epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde) apontou que o município tem 105 casos. Porém, segundo a prefeitura, […]
Arquivo -

O prefeito de , Jair Scapini, informou nesta segunda-feira (18) que o total de casos confirmados da no município é de 103, até esta manhã. Poucos minutos após a transmissão, o boletim epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde) apontou que o município tem 105 casos.

Porém, segundo a prefeitura, além dos confirmados, 41 casos são considerados suspeitos e aguardam resultado de exame, o que pode aumentar significativamente o total – com base na informação da SES, é possível que dois desses 41 casos já tenham tido resultado positivo. Somente no domingo (17), 16 coletas de material biológico para exames foram realizados.

O prefeito informou, ainda, que o primeiro paciente em caso grave – uma pessoa com mais de 60 anos e com comorbidades – está internada numa UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de Campo Grande em estado grave – não foi detalhado se na rede pública ou particular. A cidade, porém, deve receber 5 leitos de UTI, conforme divulgado pelo titular da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Geraldo Resende, na última semana.

O secretário de Saúde do município informou, durante a transmissão ao vivo, que os casos estão conectados com o surto num da cidade. Há, também, 60 casos descartados e três recuperados.

No último domingo (17), Guia Lopes entrou na lista das dez cidades brasileiras com maior incidência da Covid-19, que considera a conversão do número de casos para cada 100 mil habitantes. Assim, a taxa de incidência com base nos números do domingo era de 990,4 casos a cada 100 mil habitantes, o que deu o 9º lugar para Guia Lopes.

O enfrentamento à Covid-19 na localidade conta com outra disputa, uma verdadeira guerra contra a ignorância. Isso porque lagunenses desrespeitam sistematicamente as regras de distanciamento e a recomendação de isolamento domiciliar – até mesmo por pessoas infectadas: no domingo (17), uma pessoa com diagnóstico da doença viajou para outro município sul-mato-grossense e irá responder criminalmente pela violação da norma sanitárias.

Posted by Jair Scapini on Monday, May 18, 2020

Do frigorífico para todo o sudoeste de MS

Os relatos de violação da quarentena são frequentes. Desde o caso zero, de um caminhoneiro que esteve em e trabalhava em um frigorífico da cidade, os casos agora crescem em decorrência de violações que vão desde pacientes que saem de casa para irem a casas lotéricas, idas a sítios e ranchos a rodas de tereré entre amigos e até recebimento parentes de outras cidades.

No último dia (12), um áudio de começou a circular no Estado, com o relato de uma enfermeira da rede pública do município, no qual é descrito um desrespeito sistêmico às recomendações da Secretaria Municipal de Saúde do município e que envolve até mesmo a migração de pessoas entre os municípios.

autoria não foi confirmada pela reportagem, mas, ao Jornal Midiamax, o prefeito havia afirmado que seguirá com a prisão de quem violar o decreto municipal.

“A cidade tem esse hábito de sair de casa e tomar tereré na casa de um familiar, de um amigo. Isso continua acontecendo, eles não acreditam que está tendo algo grave. Estamos muito preocupados com isso. Se as pessoas, pelo menos, não compartilhassem as bombas”, conta.

* Atualizado às 11h16 para atualização de informações

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Lei do silêncio’: moradores relatam medo e insegurança na Nhanhá após tiroteio

Genial/Quaest: para 76%, Bolsonaro deveria apoiar outro nome; 59% querem que Lula não dispute

anistia

‘Não sei se vai agradar ou salvar Bolsonaro’, diz relator do PL da Anistia na Câmara

Obras de manutenção interditam trechos da BR-163 em MS

Notícias mais lidas agora

Coleta de assinaturas pela intervenção no contrato do Consórcio Guaicurus começa na segunda

Vostok: Reinaldo vai à Justiça para liberar bens no nome de filhos e esposa

carlinhos maia 1 milhao campo-grandense 2

Desempregada e ‘cheia de problemas’, campo-grandense ganha 1 milhão de reais de Carlinhos Maia

TJMS confirma multa de R$ 9,5 milhões a empresa do Sigo por cobrar serviço não realizado

Últimas Notícias

Trânsito

Motorista de caminhão da Solurb que pode ter atropelado colega afirma que não viu acidente

Os fatos ocorreram na tarde da quarta-feira (17), na região da Vila Alba

Mundo

França: milhares de manifestantes tomam ruas em protesto contra Macron e seu novo premiê

Partidos de esquerda e sindicatos pedem que os ricos e empresas paguem mais impostos

Polícia

Detido em Campo Grande, ‘Marcinho VP’ tem prisão decretada com outros 19 líderes do CV

VP está preso desde agosto de 1996 e recebeu pena de 36 anos por homicídio e esquartejamento de dois rivais

Polícia

Homem é preso após agredir esposa com faca de serra

Mulher teve ferimentos na boca e teria sido ferida por uma faca de serra na coxa