Pular para o conteúdo
Cotidiano

Familiares denunciam presas com sintomas de Covid-19 e falta de testes em presídio

Familiares de internas do Instituto Penal Feminino Irmã “Irma Zorzi” procuraram a reportagem do Jornal Midiamax para denunciar que havia várias presas com sintomas de Covid-19, causada pelo coronavírus, e que elas não estariam sendo submetidas a teste para diagnosticar a doença. Em nota, a assessoria da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) […]
Arquivo -

Familiares de internas do Instituto Penal Feminino Irmã “Irma Zorzi” procuraram a reportagem do Jornal Midiamax para denunciar que havia várias presas com sintomas de , causada pelo coronavírus, e que elas não estariam sendo submetidas a teste para diagnosticar a doença.

Em nota, a assessoria da (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) informou que a unidade possui setor próprio de saúde, que realiza atendimento diário às internas.

Ainda conforme a Agepen, havia dois casos suspeitos no estabelecimento, mas foram descartados. Por fim, a nota informa que a direção do instituto separou uma cela para internas que chegam na unidade para o isolamento preventivo por oito dias antes de entrarem em contato com as demais presas.

O sistema prisional em já registrou 116 casos de infectados pelo coronavírus, entre servidores e internos.

Medidas de contingência

Foi anunciada nesta quarta-feira (22), a ampliação da estratégia de testagem molecular em detentos e servidores penitenciários.

Até o momento estavam sendo realizados apenas os testes rápidos, coletados por meio do sangue, o qual detecta o vírus a partir do oitavo dia de sintomas, além da triagem dos ingressos dos novos internos. Então, a partir de agora, serão ampliadas as estratégias de testagem, para o teste mais sensível – molecular.

Assim, para o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, a medida ajudará a evitar a disseminação do coronavírus nos presídios. “O objetivo da ampliação da testagem e as ações de isolamento é identificar precocemente os sintomáticos, testar em massa a população exposta, conseguir isolar os casos positivos dos demais internos para evitar a propagação do surto”, declarou.

O projeto começará com as coletas swab para testagem no Instituto Penal de .

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Curta-metragem filmado em Corumbá estreia na segunda-feira

LISTA: Confira quais unidades de saúde atendem no feriadão

‘Love is in the air’: como os políticos estão celebrando o dia dos namorados?

Agência Brasil

Câmara dos Deputados bloqueia pagamentos ao gabinete de Carla Zambelli

Notícias mais lidas agora

Justiça suspende ação que pede fim de contrato de R$ 59 milhões do Sigo

clínica comunidade

Defensoria faz ‘batida’ em clínica terapêutica que funcionava após interdição e não encontra ninguém

claudinho serra tornozeleira

Justiça nega HC e mantém Claudinho Serra preso por chefiar esquema de corrupção

reembolso natiruts show campo grande

Natiruts cancela show de despedida em Campo Grande; veja como solicitar reembolso

Últimas Notícias

Transparência

Policiais condenados por tráfico de cocaína são demitidos quase dois anos após operação

As condutas foram apuradas no Processo Administrativo Disciplinar nº 27/2023

Emprego e Concurso

Inscrições abertas para pós-graduação em educação no IFMS

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 9 de junho

Mundo

Índia: Polícia confirma um sobrevivente da aeronave que caiu

Ex-chefe do Conselho de Ministros do governo indiano está na lista de passageiros

MidiaMAIS

Vai levar o mozão ou adrenalina de ser pego está defasando motéis em Campo Grande?

No Dia dos Namorados, você pretende levar o mozão para uma noite de amor intenso em algum motel da Capital?