Cotidiano

Clientes denunciam mutirão de cortes da Energisa em bairros de Campo Grande

Com o fim da resolução que proibia cortes de energia em todo o país, moradores de vários bairros de Campo Grande denunciam que a Energisa iniciou mutirão para interromper o fornecimento do serviço a quem está em débito. Entretanto, muitos clientes estão reclamando que não foram notificados sobre o corte. É o caso de Glaucilene […]

Gabriel Maymone Publicado em 05/08/2020, às 13h30 - Atualizado às 17h35

Equipe da Energiza desligando energia no Portal Caiobá. (Imagem: Fala Povo, Midiamax)
Equipe da Energiza desligando energia no Portal Caiobá. (Imagem: Fala Povo, Midiamax) - Equipe da Energiza desligando energia no Portal Caiobá. (Imagem: Fala Povo, Midiamax)

Com o fim da resolução que proibia cortes de energia em todo o país, moradores de vários bairros de Campo Grande denunciam que a Energisa iniciou mutirão para interromper o fornecimento do serviço a quem está em débito.

Entretanto, muitos clientes estão reclamando que não foram notificados sobre o corte. É o caso de Glaucilene Vera, que mora no Portal Caiobá. “Não fui notificada, simplesmente vieram e cortaram a energia”, pontua.

Ainda conforme a moradora, desde terça-feira (04) – 2º dia útil após a liberação dos cortes – veículos da concessionária estão no bairro fazendo os desligamentos. “Tem casos de pessoas que se mudaram de casa e não conseguiram transferir a conta”, relata.

Por outro lado, a Energisa informa que as equipes fizeram os desligamentos apenas de clientes que já haviam sido notificados antes da suspensão.

Conforme nota da empresa, os que ficaram com contas em atraso durante a pandemia estão sendo somente notificados. “Desde o dia 1º de agosto, a concessionária envia os reavisos a todos os clientes inadimplentes (passíveis de corte), ou seja, a partir de 15 dias do reaviso, a concessionária pode realizar a suspensão do fornecimento de energia”.

Tumulto

Conforme relatos de clientes, devido aos cortes, houve aglomeração de pessoas na manhã desta quarta-feira (05) no Prático do Aero Rancho.

Porém, a concessionária afirma que não é necessário ir pessoalmente até uma agência, pois todos os serviços prestados podem ser resolvidos pelos canais digitais da empresa.

“Para negociar os débitos, os clientes podem entrar em contato com a empresa pelos canais digitais: Whatsapp da Gisa: 99980-0698, website, aplicativo Energisa On ou pelo Call Center 0800 722 7272. Pelo o chat da conversa do Whatsapp, é só escrever ‘Parcelamento’”.

Prorrogação

Nesta quarta-feira (05), o deputado estadual de MS, Coronel David (sem partido) encaminhou uma solicitação ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e ao diretor-geral da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para manter a suspensão do corte da energia elétrica enquanto perdurar o estado de calamidade pública em decorrência do coronavírus.

No início do ano, Coronel David já havia encaminhado pedidos para suspender tanto o corte de energia elétrica quanto o do fornecimento de água durante o surto da covid-19. À época, a Aneel suspendeu os cortes durante 90 dias, entre 24 de março e 23 de junho.

O prazo foi prorrogado pela Aneel até o dia 31 de julho e não foi deliberado nova prorrogação até este momento.

Jornal Midiamax