Percebendo o avanço do novo coronavírus, o Covid-19 no país, a Aneel (Agência Nacional de ) decidiu suspender o corte de energia elétrica em todo o país pelos próximos 90 dias, podendo o prazo ser prorrogado se houver necessidade. A medida foi adotada em uma reunião extraordinária envolvendo a diretoria da agência nesta terça-feira (24).

Em Mato Grosso do Sul, consumidores reclamam que não têm onde pagar as contas porque as agências da concessionária estão fechadas e muitos não têm acesso à para pagamento pelo aplicativo.

A aprovação aconteceu por unanimidade e ficou vedado a suspensão de corte no fornecimento de energia elétrica, seja ela por inadimplência, para unidades consumidoras residenciais urbanas e rurais, incluindo também as famílias de baixa renda. “É importante destacar que isso não impede medidas de cobranças de débitos vencidos, previstas na legislação, inclusive a negativação do inadimplentes em cadastros de crédito”, destaca a Aneel.

Além disso, ficou vedada também a suspensão para serviços e atividades consideradas essenciais Como unidades hospitalares, IML, unidade de segurança pública como polícia militar, polícia civil e corpo de bombeiros, e outros.

Outra medida adotada pela Aneel é conscientizar que as concessionárias deverão priorizar os atendimentos de urgência e emergência no restabelecimento do serviço em caso de interrupção ou de suspensão por inadimplemento. A medida também vale para os pedidos de ligação ou aumento de carga para locais de tratamento da população e os que necessitam de obras para efetivação.

Todas as concessionárias deverão seguir a decisão anunciada pela Aneel, como é o caso da Energisa, responsável por distribuir a energia elétrica em Mato Grosso do Sul. À reportagem, a Energisa disse que vai cumprir a determinação de não cortar a energia elétrica dos moradores.

Confira a nota na íntegra:

“A Energisa informa que está analisando as medidas anunciadas nesta terça-feira pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A empresa considera de extrema relevância o posicionamento do regulador nesse momento crítico que o país e a sociedade atravessam.

Esse é um momento de profundas mudanças para a sociedade, no qual o espírito comunitário se torna ainda mais relevante. A empresa ressalta que está dedicada em manter o fornecimento de energia para seus mais de 7,8 milhões de clientes em todo o país, e que vai cumprir a determinação da Aneel de não realizar cortes em consumidores residenciais e de serviços essenciais à população durante os próximos 90 dias. A Energisa destaca o apelo feito pelo regulador para que aqueles clientes que têm condições mantenham seus pagamentos em dia. Informa, ainda, que o faturamento dos clientes continuará sendo feito normalmente.

A Energisa colocou à disposição dos clientes canais digitais como Whatsapp pelo número 67 99980-0698, aplicativo Energisa ON, e o site energisa.com.br, além do 0800 722 7272, para o atendimento integral de todas as necessidades, incluindo modalidades de débito em conta e opções flexibilizadas de parcelamento”.