Pular para o conteúdo
Cotidiano

Cidade de MS tem média de 2 casos de picada de escorpião por dia em 2020

Com 30 notificações em 2020, Paranaíba, a 407 quilômetros de Campo Grande, registra média de dois casos por dia de picadas de escorpião. Número que pode ser ainda maior, já que algumas pessoas não procuram ajuda médica, segundo Vigilância Epidemiológica da cidade. De acordo com o site JPNews, em 2019 o município registrou 348 casos […]
Arquivo -
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Com 30 em 2020, , a 407 quilômetros de , registra média de dois casos por dia de picadas de escorpião. Número que pode ser ainda maior, já que algumas pessoas não procuram ajuda médica, segundo Vigilância Epidemiológica da cidade.

De acordo com o site JPNews, em 2019 o município registrou 348 casos de picada de escorpião, uma média de 0,95 por dia e 29 por mês.

Não há uma estatística por faixa etária, mas a vigilância epidemiológica de Paranaíba ressalta que no caso de crianças e idosos a picada pode ser fatal.

Ainda conforme o JPNews, o levantamento é realizado a partir do momento em que o paciente relata na Santa Casa da cidade ter sofrido um ataque de escorpião. Em seguida, uma notificação é enviada ao departamento.

Cuidados

Entre os cuidados, a primeira dica é manter fechados os ralos de banheiro, pias e tanques, locais por onde os bichos podem surgir. Outra dica importante é manter a casa sempre limpa, sem entulhos e outras sujeiras, já que isso atrai baratas. E são as baratas as principais refeições dos aracnídeos. Com isso, chega-se à terceira sugestão: manter sua residência, quintal e até calçada livres das baratas e outros insetos, que podem ser combatidos com dedetização simples.

Vale lembrar que é preciso tomar muito cuidado na hora de realizar a eliminação do aracnídeo. O escorpião deve ser abatido sem o uso de inseticidas, uma vez que as substâncias podem deixá-lo ainda mais irritado e ativo, causando ainda mais riscos a quem esteja por perto.

Após a eliminação, o escorpião deve ser colocado em um recipiente com álcool e o cidadão deve comunicar imediatamente o CCZ pelo telefone (67) 3314-5000. Uma equipe será enviada ao local para avaliar o caso e repassar as informações necessárias.

Já em caso de picadas, a orientação é para que as vítimas procurem imediatamente uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) ou um CRS (Centro Regional de Saúde) para que recebam o atendimento necessário, mesmo que não haja sinais de complicações de saúde ou lesões aparentes. Não é necessário que o aracnídeo seja apresentado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Agência de publicitário campo-grandense foi primeira a ganhar prêmio Leão de Ouro

operário

Jogo da vida: Operário precisa vencer Monte Azul se quiser sonhar com classificação na Série D

Filha de Sandra Annenberg assume namoro com atriz americana

Brasil bate Turquia, vai à 10ª vitória e permanece líder na Liga das Nações masculina de vôlei

Notícias mais lidas agora

Campo-grandense, morre o ícone da publicidade Roberto Duailibi

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

VÍDEO: Motociclista cai ao passar em quebra-molas e é socorrido em estado grave

Últimas Notícias

Famosos

Karlie Jo Dickinson: conheça quem é a namorada da filha de Sandra Annenberg

Filha de Sandra Annenberg, Elisa Annenberg assumiu o namoro com Karlie Jo Dickinson; conheça quem é a nova nora de Sandra Annenberg

Cotidiano

Final de semana em Dourados segue gelado e sem chuvas expressivas há 32 dias

De acordo com o Inmet, a umidade relativa do ar deve ficar entre 20% e 30%

Mundo

Mais de 20 pessoas ficam feridas após veículo atingir multidão em Los Angeles

Cinco vítimas estão em estado crítico e outras dez têm ferimentos graves

Cotidiano

Campo Grande tem 8 trechos interditados neste fim de semana; confira a lista

Uma delas é na BR-163, próximo à antiga Uniderp Agrárias