Pular para o conteúdo
Cotidiano

Chuva traz alívio, extingue incêndios e permite descanso para equipes no Pantanal

As chuvas intensas deste fim de semana em Mato Grosso do Sul trouxeram um pouco de alívio no combate às queimadas no Pantanal de Corumbá e Ladário, a 417 quilômetros de distância de Campo Grande. Com mais de 45 dias em combate, militares das Forças Armadas, Corpo de Bombeiros e brigadistas do Prevfogo/Ibama (Instituto Brasileiro […]
Arquivo -

As chuvas intensas deste fim de semana em Mato Grosso do Sul trouxeram um pouco de alívio no combate às de e Ladário, a 417 quilômetros de distância de . Com mais de 45 dias em combate, militares das Forças Armadas, Corpo de Bombeiros e brigadistas do Prevfogo/Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) puderam “descansar”.

Segundo o analista ambiental do Ibama, Alexandre Pereira, as tempestades auxiliaram na extinção de várias frentes de fogo, principalmente na região das terras indígenas Kaduel, onde 30 brigadistas estavam acampando e trabalhando dia e noite.

“Em regiões onde o fogo estava sob controle, as chuvas foram consideráveis e os incêndios extintos. Em Nabileque, sul de Corumbá, a chuva foi menos intensa, mas suficiente para extinguir toda a frente de incêndio que estava afetando a região”, disse.

Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima), existe a possibilidade de chuvas com baixo nível acumulado para sexta-feira (21) e sábado (22). A previsão é que chova até 30 milímetros nas regiões sudoeste, sul e leste . Porém, na próxima semana o período de estiagem retorna, deixando o clima seco e com baixa umidade relativa do ar.

“Nós estamos nos recuperando fisicamente e realizando a manutenção dos equipamentos e ferramentas, para retornar ao combate e prontos para atuar em outra oportunidade que surgir nesse período.”

De 1° de janeiro a esta segunda-feira (17) o monitoramento registrou 1,7 milhão de hetares devastados pelas chamas no Pantanal, destes 930 mil são em MS e 820 mil em Mato Grosso. Comparado ao ano passado, representa 60% a mais de número de focos de calor.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Polícia Militar prende dupla em flagrante após furto de motocicleta e iPhone

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Corinthians joga mal e perde para o Mirassol em duelo com cavadinha errada de Memphis

Últimas Notícias

Esportes

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Com um gol salvador de Aíssa nos acréscimos da primeira etapa, o Galo fez história e avançou para a segunda fase pela primeira vem sua história

Polícia

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Na residência foram apreendidas três armas de fogo que seriam de posse do homem que acabou morto

Esportes

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Flamengo reassumiu de forma provisória a liderança do Campeonato Brasileiro, mas pode ser ultrapassado pelo Palmeiras no domingo

Brasil

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Arquiteto Igor Sousa havia desaparecido na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi encontrado próximo às Ilhas Cagarras na manhã deste sábado (10)