Pular para o conteúdo
Cotidiano

Campo Grande deve ter volta gradual do comércio, mas vai manter shoppings e escolas fechadas

Plano construído pela Prefeitura de Campo Grande deverá determinar volta gradual de comércio e outros setores fechados durante a pandemia de coronavírus. No entanto, a medida começará a valer a partir de 7 de abril (próxima terça-feira), quando a validade do atual decreto suspendendo atividades termina. Já shoppings e escolas devem ter o período de […]
Arquivo -

Plano construído pela Prefeitura de deverá determinar volta gradual de comércio e outros setores fechados durante a pandemia de coronavírus. No entanto, a medida começará a valer a partir de 7 de abril (próxima terça-feira), quando a validade do atual decreto suspendendo atividades termina.

Já shoppings e escolas devem ter o período de suspensão ampliado, segundo disse o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), ao Jornal Midiamax. No documento que deve ser publicado nos próximos dias, o município deve explicar como cada e qual setor retomará o trabalho, no que diz respeito às medidas de segurança e procedimentos que devem ser adotados enquanto estiverem em horário de expediente.

“Eles não querem obedecer, o certo seria . A segurança para o sucesso que estamos tendo é quarentena. Mas como a pressão é muito grande pela economia, estamos tentando, com cada segmento, um retorno gradativo”.

Segundo o chefe do Executivo municipal, reuniões com diversos setores estão sendo feitas ao longo desta semana. Mesmo com o afrouxamento de medidas de isolamento, a volta gradual vai de encontro com o que preconiza o e OMS (Organização Mundial da Saúde), diz.

“Iria contra se não criássemos um protocolo de segurança”, afirma o prefeito que ainda observa o número cada vez maior de pessoas na rua e desrespeito às regras impostas para evitar propagação maior do vírus – que matou a primeira pessoa em Mato Gorsso do Sul na terça-feira (31).

O que não deve voltar dia 7 de abril

De acordo com o prefeito, escolas e shoppings devem continuar fechados. A gratuidade no passe de ônibus dos estudantes e idosos deve permanecer suspensa também na próxima semana.

O que já está autorizado a funcionar, mas com restrições

Restaurantes podem abrir e manter lotação máxima reduzida em 70% da capacidade normal. Também é exigida higienização completa do local antes da abertura e após o término dos trabalhos. Utensílios e máquinas de cartão devem ser higienizados com produtos como álcool.

A distância mínima entre as mesas será de dois metros. Todos os funcionários devem utilizar equipamentos de proteção individual para prevenção, como luvas e máscaras descartáveis.

As indústrias podem abrir, desde que forneçam lavatórios com água e sabão; orientação aos trabalhadores; limpeza e higienização de superfícies; restrição da entrada de pessoas não autorizadas; distanciamento com mínimo de 1,5 metro.

A construção civil pode funcionar com fornecimento de produtos de higienização; limpeza das ferramentas e equipamentos; esterilização de grandes superfícies; restrição da entrada de terceiros, incluindo fornecedores; máximo de 20 trabalhadores, sempre usando equipamentos de proteção.

Os ônibus voltaram a atender os trabalhadores que atuam em serviços considerados essenciais nesta terça-feira (31) em Campo Grande. O esquema especial do transporte que vinha funcionando apenas para atender os funcionários da saúde foi estendido aos trabalhadores das farmácias, padarias, lojas de material de construção, construção civil, supermercados e postos de combustíveis.

São 10 linhas que saem do bairro e vão para a e de lá partem ônibus que passam por hospitais como Santa Casa, Cassems e Unimed. Haverá circulação das 5h às 8h, das 9h50min às 13h, das 15h50min às 20h30min.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Grêmio se garante nos playoffs e Vasco se complica na Copa Sul-Americana

Preso assaltante que espancou e roubou idoso em Três Lagoas

Fortaleza só empata com o Bucaramanga e adia classificação na Libertadores

Pane deixou sistemas do Governo do Estado indisponíveis nesta terça

Notícias mais lidas agora

Barroso dá ‘puxão de orelha’ e mantém ação de R$ 500 milhões contra o Consórcio Guaicurus

Na presença de acusado, testemunhas são ouvidas em caso de corredora atropelada em Campo Grande

Namorado é preso suspeito de feminicídio após mulher desaparecer em rio de MS

PGR pede ao STF que condene os irmãos Brazão pelo assassinato de Marielle

Últimas Notícias

Brasil

Lula confirma presença em velório de Pepe Mujica

Ainda na China, onde cumpre visita oficial, o presidente concedeu uma entrevista coletiva

Trânsito

Motorista fica ferido em tombamento de carregada com gado na MS-436

O motorista foi socorrido com ferimentos graves ao hospital

Brasil

País passa a contar com selos de rastreabilidade de plásticos

Os selos se baseiam na plataforma Recircula Brasil

Polícia

Motorista por aplicativo que expôs adolescente na internet é condenado a pagar indenização

Motorista publicou nas redes sociais a imagem da adolescente